Início Sem categoria

Energia renovável representará 90% do consumo do aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires

Foto: AA2000

A Aeropuertos Argentina 2000 (AA2000) e Genneia assinaram um acordo de longo prazo para fornecer 100% da energia do novo terminal de embarque do Aeroporto Internacional de Ezeiza com fontes renováveis ​​a partir de sua inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2023.

Segundo o Aviacionline, o acordo também prevê a extensão da oferta de energias renováveis ​​para mais de 90% do consumo do aeroporto de Ezeiza no âmbito do Mercado a Termo de Energias Renováveis ​​(MATER). Isso representa quase 70 MWh-ano a partir da inauguração do novo terminal e se traduzirá em uma redução de 90% nas emissões de CO2. 

O fornecimento virá de um pool de ativos da Genneia, entre os quais, conforme detalhado em comunicado, estão o Parque Eólico Villalonga II, o Parque Eólico Pomona II, o Parque Eólico Chubut Norte II e o Parque Solar Fotovoltaico Sierras de Ullum.

“Este contrato transforma a Genneia em um parceiro estratégico do aeroporto e reafirma nosso compromisso com o meio ambiente, permitindo que tenhamos custos de energia mais previsíveis. É um primeiro passo para o uso de energia renovável em outros aeroportos do país”, disse Daniel Ketchibachian, CEO da AA2000.

“Estamos orgulhosos de poder fornecer energia limpa ao aeroporto internacional mais importante da Argentina. Essa ação nos permite, como país, continuar avançando em uma mudança cada vez mais sólida nas energias renováveis ​​para descarbonizar os processos industriais”, acrescentou Gustavo Castagnino, diretor de Assuntos Corporativos, Assuntos Regulatórios e Sustentabilidade da ESG de Genebra .

O Gerente-Geral do Aeroporto Internacional de Ezeiza, Sebastián Villar Guarino, explicou que “este contrato permitirá que todas as partes interessadas do aeroporto (detentores de permissões, companhias aéreas, organizações, etc.) das emissões de CO2 do aeroporto, reafirmando nosso compromisso e abrindo caminho para a sustentabilidade”.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile