Início Aviação Militar

Engenheiros indonésios investigados por suposto roubo da tecnologia do caça KF-21 “Boramae”

Engenheiros indonésios estão sendo investigados pelo suposto roubo de tecnologias relacionadas ao caça KF-21 “Boramae” durante sua fase de desenvolvimento, reportou o parceiro Aviacionline.

De acordo com a coreana Yonhap News, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) informou que engenheiros indonésios enviados à Korea Aerospace Industries (KAI) são suspeitos de armazenar dados sobre o desenvolvimento do KF-21 em um dispositivo USB.

“Uma investigação conjunta composta por agências relacionadas, incluindo o Serviço Nacional de Inteligência, está atualmente em andamento para investigar as circunstâncias do suposto roubo de tecnologia pelos indonésios”, disse um funcionário do DAPA a repórteres.

A investigação está focada em esclarecer se os dados armazenados contêm tecnologias estratégicas relacionadas ao programa de desenvolvimento do KF-21, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. Os suspeitos indonésios estão atualmente proibidos de deixar a Coreia do Sul.

A Indonésia, país parceiro no projeto de desenvolvimento do caça KF-21, há anos não cumpre seus compromissos de assumir 20% do custo do projeto, ao mesmo tempo em que realiza a compra de caças Rafale franceses e negocia com os Estados Unidos a possível aquisição de 24 F-15EX.

O último insulto da Indonésia à Coreia do Sul ocorreu em novembro de 2023, quando não respeitou seu compromisso de notificar o governo coreano de seu plano de pagar sua parte do custo do projeto KF-21, que deveria ser apresentado em outubro.

Na ocasião, o diretor do DAPA, Eom Dong Hwan, afirmou que “o fracasso de Jacarta em honrar seus pagamentos mina a confiança em seu compromisso de desenvolver uma aeronave avançada de navios de guerra multifuncionais para as forças aéreas das duas nações”.

Se os engenheiros suspeitos de roubar informações confidenciais forem considerados culpados, Seul provavelmente expulsará a Indonésia do programa e poderá tomar duras medidas legais e políticas contra Jacarta.

A Coreia do Sul, que praticamente teve que enfrentar o desenvolvimento do KF-21 sozinha, está progredindo em um bom ritmo com a fase de testes dos protótipos e planeja iniciar a produção em série dos caças ainda este ano, com o objetivo de implantar 120 KF-21 “Boramae” até 2032.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile