Início Variedades

Entenda por que pessoas estão vendo um Boeing 747 da NASA voando pelo Brasil no rastreamento online

O voo de hoje do suposto Boeing 747 neste sábado – Imagem: FlightRadar24

Há algumas semanas, diversos leitores começaram a enviar ao AEROIN questionamentos sobre o porquê de haver um Boeing 747 da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, a NASA, voando entre diversos aeroportos de pequeno porte do Brasil.

As mensagens se devem ao fato de que, ao acompanharem os aviões pelos populares aplicativos de rastreamento online de voos, um desses aplicativos está mostrando a aeronave de matrícula N905NA, um Boeing 747-100, fazendo muitos voos pelo interior de São Paulo e Minas Gerais.

Segundo o mais recente registro, deste sábado, 2 de dezembro, o avião teria partido de Lavras, em Minas. Antes, outras cidades, como Ribeirão Preto (SP), Uberlândia (MG) e a capital mineira Belo Horizonte, também teriam recebido operações.

Assim, diante dos muitos questionamentos, o AEROIN traz aos leitores as informações que esclarecem o que está acontecendo.

O N905NA foi um dos dois Boeings 747-100 transformados em Shuttle Carrier Aircraft (SCA), ou seja, Aeronave Transportadora de Ônibus Espacial, para, como o próprio nome diz, fazer o transporte aéreo dos Ônibus Espaciais quando estes precisavam ser levados entre diferentes bases de lançamento.

Imagem: NASA

Porém, ambos os Jumbo Jets foram retirados de serviço desde 2012, já que o programa de Ônibus Espaciais da NASA foi finalizado em agosto de 2011. Assim, o N905NA não está mais em voo há cerca de uma década.

Em 2013, foi tomada a decisão de preservar o N905NA e exibi-lo no Space Center Houston com a maquete do ônibus espacial Independence montada em suas costas, como era colocada para os transportes aéreos.

O N905NA voou para Ellington Field, onde foi cuidadosamente desmontado, transportado para o Centro Espacial em sete peças principais (um processo chamado The Big Move), remontado e finalmente acoplado à réplica do ônibus espacial em agosto de 2014.

Então, por que a plataforma de rastreamento de voo mostra o Boeing 747 voando no Brasil? A resposta é que se trata, simplesmente, de um problema de identificação entre o código configurado no transponder da aeronave e o banco de dados da plataforma, que tem o 747 associado a esse código que está sendo emitido pelo transponder.

Isso é evidenciado pelo código “PSNAM” que também aparece na identificação da aeronave. Esse código faz referência à matrícula PS-NAM junto ao Registro Aeronáutico Brasileira (RAB), que indica que essa matrícula pertence a um helicóptero Robinson R66.

Portanto, embora o aplicativo e o respectivo site mostrem uma foto do Boeing 747 da NASA, todos os voos são do helicóptero em questão.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile