Início Variedades

Voo decola 2 horas antes do previsto para levar delegação VIP a evento e larga passageiros para trás

A Nepal Airlines enfrenta críticas após um voo regular de Katmandu para Dubai decolar duas horas antes do horário previsto, deixando cerca de 31 passageiros para trás. A antecipação da partida ocorreu devido à presença do primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, e sua comitiva a bordo, que estavam a caminho da cúpula sobre mudanças climáticas COP28 em Dubai.

Segundo o Katmandu Post, no entanto, não foi informado o motivo pelo qual a companhia aérea precisou mudar o horário de partida.

O voo RA229 da Nepal Airlines, que normalmente parte de Katmandu às 11h30, decolou pouco depois das 9h30 e chegou a Dubai às 1h. A companhia aérea alega que não divulgou publicamente o adiantamento da partida devido à presença da delegação VIP, mas tentou contatar todos os passageiros afetados com um dia de antecedência para informá-los sobre a mudança de horário.

No entanto, parece que nem todos os 274 passageiros foram informados, o que gerou críticas à Nepal Airlines. A companhia garantiu que colocou os passageiros retidos em hotéis e providenciou voos alternativos para que chegassem a Dubai.

Enquanto isso, a cúpula climática em Dubai está aumentando a pressão sobre as companhias aéreas para acelerarem suas iniciativas de sustentabilidade. A União Europeia está pressionando por um imposto internacional sobre o combustível de aviação para financiar projetos climáticos.

A indústria da aviação também se comprometeu a alcançar neutralidade de carbono até 2050 e depende do progresso no Combustível de Aviação Sustentável (SAF) para atingir esse objetivo.

O SAF, feito de subprodutos residuais de óleo de cozinha e resíduos, tem potencial para reduzir as emissões de carbono, mas sua produção é cara e atende apenas uma pequena fração da demanda atualmente.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile