Escolhida a Safran para prover o sistema de fiação da aeronave elétrica-híbrida Cassio 330 da VoltAero

Concepção gráfica da aeronave Cassio 330 – Imagem: VoltAero

A fabricante francesa VoltAero informa que a Safran Electrical & Power foi selecionada para fornecer a fiação elétrica da aeronave híbrida elétrica Cassio 330 da VoltAero, confirmando o papel da Safran como parceira no projeto.

Com este contrato, a Safran Electrical & Power projetará e produzirá a fiação elétrica para o sistema de propulsão e sistema de distribuição de energia – em particular, a fiação de alta tensão – no Cassio 330 que será utilizado no programa de certificação deste primeiro membro da família de aeronaves da VoltAero.

A fiação será qualificada para potências nominais de até 800 Volts em operação contínua e deverá ser projetada para resistir a fenômenos de descarga parcial em altitude. Com o tamanho equivalente do cabeamento produzido hoje para aeronaves tradicionais, a fiação da Cassio transportará níveis de potência duas vezes mais altos, segundo explica a fabricante.

Com isso, a Safran Electrical & Power fornecerá sua expertise técnica para apoiar a VoltAero na obtenção da validação SOF (Safety of Flight, ou Segurança do Voo) – pré-requisito para a realização dos testes de voo de certificação do Cassio 330.

Este contrato amplia uma parceria firmada em 2020 envolvendo o sistema de propulsão elétrico-híbrido do Cassio 330. A Safran Electrical & Power fornecerá o motor elétrico ENGINeUS 100 do sistema de propulsão, que fornece potência máxima de mais de 150 kW na decolagem. O ENGINeUS 100 integra sua própria eletrônica de controle, bem como um sistema de refrigeração a ar, garantindo uma relação ideal entre tamanho e potência.

“A fiação elétrica é um elemento crítico de nossa aeronave Cassio, e selecionamos a Safran Electrical & Power com base na experiência da empresa – especialmente em altos níveis de potência”, explicou Jean Botti, CEO e Diretor de Tecnologia da VoltAero. “Isso marca mais um passo importante em direção à certificação e entrada em serviço do Cassio 330.”

Serge Pons, gerente geral e vice-presidente executivo da divisão Interconnection Systems Eurasia da Safran Electrical & Power, acrescentou: “Estamos muito orgulhosos que a VoltAero tenha renovado sua confiança ao nos selecionar para a fiação elétrica de sua aeronave Cassio 330 de certificação. A experiência da Safran Electrical & Power é o resultado de muitos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento em tecnologia de alta potência. Hoje, graças aos nossos blocos tecnológicos para aeronaves híbridas e 100% elétricas, estamos contribuindo ativamente para a descarbonização da aviação.”

O Cassio 330 terá uma configuração interna de quatro ou cinco lugares, seguido pelo Cassio 480 de seis lugares com uma potência de propulsão elétrica-híbrida combinada de 480 kilowatts, com o motor térmico de seis cilindros da Kawasaki Motors. Depois, o Cassio 600 deverá ser dimensionado em 10 a 12 assento com potência de propulsão elétrica-híbrida de 600 quilowatts.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias