Esforço abrangente está sendo feito para acabar com casos de quase colisão nas pistas de pouso, afirma a FAA,

Imagem gerada por IA

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) volta a ressaltar que, como parte do esforço abrangente para acabar com incidentes graves de quase colisão, está trabalhando com aeroportos em todo o país para reduzir o risco de desvios de veículos e pedestres nas pistas à medida que o tráfego aéreo aumenta neste verão.

A temporada de verão significa mais voos, bem como aumento nas obras e manutenções de pistas em aeroportos comerciais e de aviação geral. Isso eleva o risco de veículos e pedestres não autorizados entrarem nas pistas, criando a possibilidade de desvios de veículos/pedestres.

Como parte do compromisso da FAA com a segurança, a agência enviou aos diretores de aeroportos materiais de treinamento atualizados sobre desvios de veículos/pedestres. O vídeo enfatiza a necessidade de melhorar os procedimentos no campo de aviação e aumentar a conscientização situacional sobre mudanças críticas no aeroporto, construção, limites de áreas de segurança, pontos críticos específicos do aeroporto e usar comunicação clara e concisa com a torre de controle ou outras aeronaves e veículos de superfície.

A conscientização situacional também é aprimorada com o uso de tecnologias como Transponders de Área de Movimento de Veículos e Sistemas de Alerta de Incursão de Pista.

“Com a movimentada temporada de viagens de verão já em andamento, estamos sempre procurando maneiras de melhorar a segurança em todas as operações aeroportuárias”, disse o Administrador da FAA, Mike Whitaker. “A segurança é um esporte de equipe, e todos devemos fazer nossa parte.”

No ano passado, o número de desvios de veículos/pedestres mais que dobrou em um período de quatro meses, de 14 em abril para 32 em agosto. Este ano, a FAA quer antecipar essa tendência.

À medida que a FAA e a comunidade da aviação buscam a meta de zero incidentes graves de quase colisão, algumas iniciativas adicionais que ajudam a proteger o público viajante são:

– A FAA instalou Sistema de Detecção de Superfície Aeroportuária – Modelo X (ASDE-X (Airport Surface Detection System – Model X) ou Capacidade de Vigilância de Superfície Aeroportuária (ASSC – Airport Surface Surveillance Capability) em 44 dos aeroportos comerciais mais movimentados do país. Também instalou Verificação de Pista de Aproximação (ARV – Approach Runway Verification) em 13 torres de controle e implantará ARV em outras instalações em todo o país ao longo do resto do ano e até 2025;

– A FAA instalará o sistema de Iniciativa de Conscientização de Superfície (Surface Awareness Initiative) nos aeroportos de Austin-Bergstrom, Indianápolis, Nashville e Dallas Love Field neste verão e em dezenas de outros aeroportos até o final de 2025, e instalará Dispositivos de Incursão de Pista (Runway Incursion Devices) em cinco aeroportos para uma avaliação operacional antes do final deste ano e os implantará em 74 aeroportos a partir de 2025;

– A FAA realiza reuniões regulares da equipe de ação de segurança de pista em aeroportos de todo o país e emite avisos de alerta de chegada (arrival alert notices) para pilotos e controladores;

– A FAA está acelerando a contratação de controladores de tráfego aéreo e aprimorando o treinamento de segurança dos controladores com simuladores de torre modernizados.

Informações da FAA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Air France e Governo da Bahia fizeram o lançamento oficial da...

0
A vinda dessa ligação coloca a capital baiana como mais um ponto de conexão importante para viajantes internacionais.