Início Aviação Militar

Espanha aprova orçamento para a compra de 16 aviões C295 para controle marítimo

C-295 da Força Aérea Espanhola

O Conselho de Ministros espanhol aprovou o orçamento para aquisição de novas aeronaves de controle marítimo C-295 para a Força Aérea e Espacial Espanhola. Segundo o jornal La Vanguardia, o que o Governo aprovou é o cenário financeiro que permitirá o lançamento dos projetos de renovação dos meios de vigilância marítima da instituição militar.

A notícia foi anunciada pela secretária de Estado da Defesa, Amparo Valcarce, durante sua visita ao Paris Air Show 2023, e celebrada publicamente por Jean-Brice Dumont, diretor da Airbus Defence & Space, informa o Aviacionline.

O Ministério da Defesa espanhol planeja a compra de seis C-295 MPA, para substituir o já aposentado P-3 Orion em suas missões de patrulha marítima, ISR, anti-submarino e anti-superfície; bem como 10 C295 MSA para substituir seus veteranos CN-235 em funções de vigilância marítima, controle de ZEE (Zona Econômica Exclusiva) e busca e salvamento (SAR).

A operação já havia sido antecipada durante o Airbus Trade Media Briefing 22. A empresa e a Direção-Geral de Armamento e Material da Espanha estavam finalizando as definições e a assinatura do contrato de compra estava prevista para o primeiro semestre deste ano.

Leia mais:

Sair da versão mobile