Início Aeroportos

Espanha estaria preocupada com Brasil reverter privatização do Aeroporto de Congonhas

Uma brecha jurídica pode causar a reestatização do Aeroporto de Congonhas, e o governo da Espanha estaria preocupado com isso.

Aeroporto de Congonhas – Imagem: AOPA

A Aena é uma estatal espanhola e vencedora do leilão do Aeroporto de Congonhas, realizado no ano passado, considerado o de maior rentabilidade da rede da Infraero.

Após a conquista, recentemente a empresa espanhola anunciou a utilização de precatórios (títulos de dívidas do governo) para abater parte do valor da outorga, que é o valor a pagar pelo leilão de concessão do aeroporto por 30 anos.

Porém, uma ala do governo Lula entende que o uso de precatórios para pagamento de concessão de infraestrutura não é permitido. Logo, a Aena não poderia utilizar essa quantia para pagar o lance.

Segundo a CNN Brasil apurou, o governo não quer adiantar o pagamento de uma dívida que seria abatida só daqui a vários anos, e deixando de receber parte do lance que ajudaria no caixa do Governo Federal. Outro ponto é que um possível novo leilão, com mais participantes e lances maiores, seria algo justo na visão da administração do 3º mandato de Lula.

Mas a possível insegurança jurídica deste assunto teria sido abordada pelo primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, que se encontrou dias atrás com Lula em Madri durante visita oficial do presidente brasileiro. Novas evoluções do assunto deverão se tornar conhecidas nas próximas semanas.

Sair da versão mobile