Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas realiza os primeiros voos embarcados

Imagem: Marinha do Brasil

Em um marco significativo para a Aviação Naval, o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) realizou, pela primeira vez, voos a partir do Navio-Patrulha Oceânico APA (P-121) em 21 de novembro.

Essa operação representa um passo importante na validação da contribuição dos Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados Embarcados (SARP-E) para o Poder Naval, segundo informou a Marinha do Brasil.

Quatro aeronaves RQ-1 ScanEagle foram empregadas para conduzir os primeiros voos de teste embarcados, supervisionados pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM). Esses testes abrangem diversas operações, incluindo lançamento e recolhimento diurno e noturno, além da verificação dos sistemas da Estação de Controle.

Em maio passado, conforme noticiou o AEROIN, ocorreu o primeiro lançamento noturno de uma Aeronave Remotamente Pilotada na Marinha do Brasil, pelo EsqdQE-1. A mesma data foi também caracterizada por outro importante marco operativo para o EsqdQE-1: o primeiro lançamento duplo da aeronave RQ-1 num mesmo dia. 

O Esquadrão somou cerca de 10 horas de voo em apenas um dia, tendo sido lançado o primeiro “ScanEagle” às 10:00h, e o segundo recolhido apenas às 22:00h.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias