Esquadrilha da Fumaça passará por cinco cidades do Sul nesta semana; confira a programação

Aeronaves da Esquadrilha da Fumaça

A partir desta quarta-feira (11), a Esquadrilha da Fumaça passará por cinco cidades e dois estados brasileiros, quando realizará a primeira demonstração em Bento Gonçalves, às 16h, no Fundaparque. No dia seguinte, o Esquadrão estará em Canoas participando da Expoaer, na Base Aérea de Canoas, às 15h30.

Na sexta-feira (13), às 16h, terá demonstração no aeroporto de Ijuí e, no sábado (14), encerra o ciclo no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria, às 16h30, na Base Aérea. No domingo, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) se apresenta em Florianópolis (SC), na Base Aérea, às 15h10.

Serão cinco demonstrações em dois estados do Sul do País. Os bento-gonçalvenses assistiram a uma performance da Esquadrilha da Fumaça pela última vez em 2017, assim como os santa-marienses e, seis anos depois, receberão os aviadores e sua equipe de apoio novamente.

Em Canoas, a última apresentação foi em 2016. Já o município de Ijuí, teve a oportunidade de prestigiar as acrobacias dos aviões da FAB em 1990 e, 33 anos depois, o Esquadrão retorna à cidade com os aviões A-29 Super Tucano, com um perfil de apresentação mais moderno e arrojado. Há época, a demonstração aérea ocorreu com os T-27 Tucano, não mais utilizado pela Esquadrilha da Fumaça. Os florianopolitanos puderam acompanhar a uma demonstração da Fumaça em 2022, e este ano poderão assisti-la novamente.

Demonstrações no Sul do País, seja nas Bases Aéreas da FAB ou em outros locais definidos para receber a Esquadrilha, são sempre muito prazerosas. Assim como toda a população brasileira, tanto os gaúchos quanto os cidadãos de Florianópolis sempre nos recebem muito bem e apreciam o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira. Temos muito orgulho de representar a nossa Força Aérea para esse povo que tanto nos apoia”, disse que Major Aviador Alfonso BITTENCOURT, um dos pilotos da Esquadrilha.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica.

Informações da Esquadrilha da Fumaça

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias