Esquadrilha da Fumaça se apresenta hoje em Santo Antônio do Jardim-SP, e em Vinhedo-SP na terça-feira

A Esquadrilha da Fumaça, oficialmente denominada Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Santo Antônio do Jardim (SP) neste sábado, 30 de março, e em Vinhedo (SP) na terça-feira, 2 de abril.

A demonstração de hoje, 30, será às 16h00, na Avenida da Saudade, em comemoração aos 143 anos de Santo Antônio do Jardim. Será a primeira apresentação da equipe de demonstração aérea da FAB no município.

Na terça-feira, 2, Vinhedo receberá os sete aviões A-29 Super Tucano para comemorar os 75 anos da cidade durante a 60ª Festa da Uva e a 12ª Festa do Vinho, às 11h30, no Parque Municipal Jayme Ferragut.

“A Força Aérea é do brasileiro e estar onde o Brasil precisar é a nossa missão. As cidades costumam solicitar as demonstrações para comemorar os aniversários e também celebrar eventos tradicionais. Como instrumento de divulgação da nossa Força Aérea, para nós, é um prazer poder participar e representar a FAB. São eventos que toda a população pode estar presente, da criança ao idoso, afinal, não há custo tanto para a quem solicita a demonstração quanto para quem assiste. Fazemos apresentações com os aviões do mesmo modelo dos que fazem a defesa do nosso espaço aéreo e pilotados por militares brasileiros”, afirma o Capitão Aviador Ícaro Bontempo Furtado, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

Para as demonstrações, a equipe da Esquadrilha da Fumaça recomenda que o público chegue com antecedência de, pelo menos, uma hora ao local das apresentações. Em todo show aéreo que a Fumaça se apresenta, há um piloto realizando a locução das manobras para direcionar os olhares e melhorar o entendimento do público.

“Estar próximo ao local onde será realizada a locução sempre é uma boa dica para o público. Recomendamos a chegada com antecedência para evitar congestionamento nas imediações e também melhorar a acomodação de todos os presentes”, complementa o aviador.

Por motivos de segurança, o uso de drones é expressamente proibido no espaço aéreo onde são realizadas as demonstrações.

Informações da Esquadrilha da Fumaça

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias