Está entregue o 1º avião ‘Caravan bimotor’ do mundo, a quem ajudou a projetá-lo

O mais novo bimotor turboélice do mundo está prestes a entrar em operação com a primeira entrega oficial, para a companhia que ajudou a desenhar o avião.

Divulgação – Textron Aviation

Apelidado desde o início do projeto como “Caravan Bimotor”, o C408 SkyCourier é a nova geração de turboélices da fábrica mais famosa de aviões a hélice do mundo, a Cessna, hoje parte da Textron Aviation.

O C208 Caravan é um monomotor turboélice feito a pedido da FedEx pela Cessna nos anos 80, focando na operação em pequenos aeroportos com pouca estrutura.

A reputação da aeronave só cresceu desde então, tornando o único monomotor autorizado a levar o presidente dos EUA se necessário, dado sua confiança e robustez.

Então, a Cessna decidiu criar a versão bimotor, e novamente os membros das equipes de design e engenharia da FedEx Express participaram do Conselho de Clientes da Textron Aviation para ajudar a moldar o design, os recursos e a facilidade de manutenção da aeronave.

Esta colaboração da Cessna e FedEx foi renovada hoje. Com a entrega do primeiro C408, agora a Fedex tem praticamente o dobro de capacidade de carga paga (2,72 toneladas ante 1,67 ton do C208), mas podendo levar contêineres a bordo, algo impensável no irmão menor monomotor.

Até agora foram encomendadas 50 aeronaves deste modelo pela FedEx, com opção de compra para mais 50.

O novo Cessna SkyCourier

O turboélice de asa alta bimotor Cessna SkyCourier oferece uma combinação de desempenho e custos operacionais mais baixos para frete aéreo, passageiros e operadores de missões especiais.

Além da versão cargueiro, há uma variante de 19 passageiros do SkyCourier, que inclui entradas separadas para tripulação e passageiros para um embarque suave, bem como grandes janelas de cabine para luz natural e vista externa em voo.

Ambas as configurações oferecem reabastecimento de pressão de ponto único para permitir retornos mais rápidos à operação em cada parada.

A aeronave é alimentada por dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-65SC montados nas asas e utiliza hélices McCauley Propeller C779, de quatro pás de alumínio de 110 polegadas, que é totalmente embandeirada com passo reversível, projetada para aprimorar o desempenho da aeronave ao transportar grandes cargas.

O SkyCourier é operado com aviônicos Garmin G1000 NXi. Tem uma velocidade máxima de cruzeiro de mais de 200 nós (370 km/h) e um alcance máximo de 900 milhas náuticas (1.666 km).

A aeronave possui uma grande porta e uma cabine de piso plano, e a versão cargueiro pode conter até três contêineres LD3 com uma impressionante capacidade de carga útil de 6.000 libras.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Projeto que obriga transporte de animais em cabine de avião é...

0
A Câmara aprovou projeto de lei que obriga as companhias aéreas a transportar cães e gatos dentro da cabine do avião, junto dos passageiros.