Estados Árabes, asiáticos e europeus consolidam controle do maior aeroporto europeu: Londres-Heathrow

Aeroporto London Heathrow
Aeroporto de Londres-Heathrow – Imagem: Panhard / CC BY-SA, via Creative Commons

Uma mudança significativa ocorreu em um dos principais centros de aviação do mundo, após a Ferrovial, operadora global de infraestrutura, anunciar a venda de sua participação no Aeroporto de Londres-Heathrow. Essa movimentação marca o fim do envolvimento da Ferrovial no aeroporto desde o início de seu investimento em 2006.

Nesta quinta-feira (29), o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) e o grupo de private equity Adrian foram revelados como os novos acionistas do Aeroporto de Londres-Heathrow. O acordo estratégico envolve o PIF adquirindo 10% da participação da Ferrovial, enquanto a empresa de investimento europeia, Adrian, assumirá 15%.

A venda acordada é realizada por meio da compra de ações da FGP Topco, a empresa controladora do Aeroporto de Heathrow, e tem um valor de £2,4 bilhões (cerca de US$ 3 bilhões) para a Ferrovial. A transação está sujeita à aprovação regulatória e precisará ser autorizada pelos demais acionistas da FGP Topco.

Os atuais proprietários incluem a Qatar Investment Authority (participação de 20%), o China Investment Corporation (participação de 10%), o fundo soberano GIC de Cingapura e o Australian Retirement Trust (ambos com 11,2%).

Nos últimos 17 anos, contribuímos para a transformação de Heathrow, juntamente com nossos colegas acionistas, alcançando excelentes marcos ao longo de nosso papel de longo prazo como investidores. Isso inclui a supervisão de um investimento de £12 bilhões, a expansão de sua capacidade com a construção do Terminal 2 e a melhoria de seu desempenho operacional. Estamos muito satisfeitos por ter transformado Heathrow em um dos aeroportos mais conectados do mundo e o mais movimentado da Europa“, declarou Luke Bugeja, CEO da Ferrovial Airports, em um comunicado à imprensa.

A Ferrovial ainda detém uma participação de 50% nos aeroportos de Aberdeen (ABZ), Glasgow (GLA) e Southampton (SOU) no Reino Unido, 60% no Aeroporto de Dalaman na Turquia e 49% no Terminal Um do Aeroporto JFK, em Nova York.

Dentre seus inúmeros investimentos globais, o PIF aportou bilhões na indústria da aviação, notavelmente nos futuros Aeroporto Riyadh Air e King Salman International Airport, com sede em Riyadh.

O PIF tem o prazer de investir em Heathrow, um aeroporto de classe mundial, que atua como uma porta de entrada chave para o mundo. O investimento do PIF em Heathrow está alinhado com sua estratégia de apoiar o negócio como parceiro de longo prazo. Heathrow é uma das maiores plataformas de tráfego aéreo, conectando o Reino Unido a parceiros comerciais globais para estimular o crescimento econômico“, afirmou o PIF em comunicado.

A Adrian possui investimentos no Aeroporto de Londres-Luton (LTN) e participações significativas em seis aeroportos italianos.

Com informações da Ferrovial

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias