Início História

Estados Unidos celebra os 120 anos do primeiro voo motorizado e controlado do mundo

Imagem: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, conhecida como a NASA, divulgou nesta semana um breve conteúdo acompanhado de uma imagem para celebrar os 120 anos do primeiro voo de avião dos irmãos Wright, que serão completados neste domingo, 17 de dezembro.

Na imagem da NASA, que ilustra esta publicação, datada de 17 de dezembro de 1903, Orville Wright faz o primeiro voo motorizado e controlado de uma aeronave mais pesada que o ar na história, enquanto seu irmão Wilbur observa.

Após o aeroplano motorizado ter sido lançado ao ar por um trilho, Orville Wright percorreu 120 pés (36,6 metros) em 12 segundos durante o primeiro voo do dia. Os irmãos Wright fizeram quatro voos naquele dia, cada um mais longo que o anterior.

A aeronave, chamada Flyer 1, foi destruída sem possibilidade de reparo após o quarto voo, mas Orville levou os destroços para casa em Ohio e os restaurou. Ficou em exibição no Museu de Ciência de Londres até 1948, quando a Smithsonian Institution assumiu a propriedade.

A NASA destaca que o legado dos Wright recentemente viajou para fora da Terra. Os engenheiros da agência aeroespacial anexaram um pedaço do material da asa do Flyer 1, do tamanho de um selo postal, a um cabo embaixo do helicóptero da NASA que foi enviado a Marte, o Ingenuity Mars Helicopter.

Tento chegado ao planeta vermelho no início de 2021, o equipamento segue até hoje realizando voos de pesquisa cada vez mais longos. No dia 2 de dezembro de 2023, por exemplo, o Ingenuity percorreu uma distância total de 15,6 milhas (25 km) com um tempo total de voo de 2 horas, 1 minuto e 5 segundos.

Segundo a NASA, a missão inovadora como a dos irmãos Wright continua, cada vez mais abrindo caminho para futuros exploradores aéreos de Marte.

Sair da versão mobile