Estatal venezuelana Conviasa reestreia voos ligando Caracas à Síria após 10 anos de hiato

Como havia sido antecipado, a Conviasa inaugurou nesta terça-feira seus voos regulares entre Caracas e Damasco, no que representa seu retorno à capital síria após mais de 10 anos. O primeiro voo partiu às 15:41, na hora local, operado com um Airbus A340-600 de matrícula YV-3535, reportou o Aviacionline.

Cumprindo as instruções de nosso Presidente Nicolás Maduro, promovendo a expansão de nossa companhia aérea Conviasa, alcançamos hoje a conexão internacional número 12 com a rota Caracas – Damasco“, disse Ramón Celestino Velásquez Araguayán, Ministro do Poder Popular para os Transportes e Presidente da Conviasa.

O funcionário também anunciou que vai lançar uma rota entre Havana e Moscou, reforçando assim o papel da capital cubana como base da companhia aérea, sobretudo num momento em que a Cubana de Aviación não possui aeronaves suficientes para tal operação.

O voo entre Caracas e Damasco triangulará com Teerã, no Irã, e operará a cada 15 dias, repetindo o horário atual com a capital iraniana. Em 2012, a Conviasa já havia operado uma rota semelhante entre as três capitais, embora a ligação a Damasco tenha sido feita apenas uma vez.

A última vez que  a Conviasa anunciou o retorno dos voos entre Caracas e Damasco foi em janeiro de 2020, com o voo inaugural marcado para março. Tudo isso foi suspenso após o início da pandemia. Teerã, por outro lado, opera regularmente desde junho de 2022.

Além de Damasco, a malha internacional prevista para junho pela Conviasa também inclui voos ligando Caracas a Havana, Lima, Santa Cruz de la Sierra, Cidade do México, Cancún, Teerã e Moscou. Também voa entre Manaus e Puerto Ordaz, Las Piedras e Havana, Havana e Kingstown, e Havana e Manágua, na Nicarágua.

Sua frota de aeronaves de fuselagem larga é composta por um Airbus A340-300 e dois A340-600.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias