Início Aeroportos

Estudo de ligação sobre trilhos entre Viracopos e Campinas deve ser entregue na próxima semana

Torre de Controle Aeroporto Internacional de Viracopos
Torre de Controle do Aeroporto Internacional de Viracopos

Após o lançamento, em abril de 2021, do edital de chamamento público para que empresas e consórcios apresentassem estudos para a implantação de um modal ferroviário urbano, de 18 quilômetros, entre o Pátio Ferroviário de Campinas (SP), no Centro, e o Aeroporto Internacional de Viracopos, o estudo deverá ser apresentado à Prefeitura da cidade na próxima semana.

Segundo o Correio Popular, o próximo sábado, dia 15 de janeiro de 2022, é o momento em que deverá ser conhecido o resultado da avaliação de um projeto que há décadas se deseja, mas que nunca se concretizou.

Em abril, a Prefeitura de Campinas afirmava que as empresas interessadas deveriam apresentar estudos técnicos preparatórios que irão subsidiar a modelagem de uma concessão para implantação e operação do futuro ramal.

“É o primeiro passo de um importante projeto para a Região Metropolitana de Campinas, que fará a ligação, por meio de modal ferroviário, do Centro da cidade à região do Campo Belo e ao Aeroporto Internacional de Viracopos”, disse o prefeito Dário Saadi naquela ocasião.

Segundo o secretário de Transportes, Vinícius Riverete, os estudos apresentados irão indicar se o modelo mais viável será de parceria público-privada (PPP) ou concessão. “Queremos diversificar as opções de transporte coletivo na cidade, usando modelos de negócios viáveis para o cidadão, o setor privado e o governo”, afirmou.

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) no ano passado ocorreu após a empresa chinesa BYD, através de sua subsidiária no Brasil, propor a realização de estudos técnicos para implantar e operar em Campinas o ramal com o SkyShuttle, primeiro veículo 100% elétrico de roda de borracha, que percorre uma pista elevada, com sistema de condução automatizado.

Para relembrar mais detalhes sobre o projeto, incluindo o vídeo demonstrativo do SkyShuttle, que publicamos em abril passado, clique aqui para acessar.

Sair da versão mobile