Início Indústria Aeronáutica

EUA liberam Boeing 737 MAX 7 sem novas modificações de software

A Administração Federal de Aviação dos EUA, a FAA, deu uma isenção para que a Boeing certifique o 737 MAX 7 sem uma modificação prevista.

Foto – Deposit Photos

O menor dos novos Boeing 737 MAX tem certificação esperada para o final do ano segundo as últimas estimativas da Boeing. Porém, esta aeronave deveria sair de fábrica com software diferente dos MAX 8 e MAX 9 após os dois acidentes que vitimaram mais de 300 pessoas, já que a FAA mudou seu método de certificação e exigiu mudanças nos aviões que a Boeing ainda iria certificar.

A principal mudança era no software chamado SMYD, que é sigla para “Controlador de Estol no Compensador de Guinada”, que evitaria que o avião entrasse em estol sem que o piloto fosse devidamente avisado e em condições mais claras e previstas.

Este novo software já era para vir de fábrica no MAX 7 e MAX 10, mas a FAA agora deu uma isenção para a Boeing, como a FlightGlobal revela.

A agência aceitou relaxar a regra, desde que a Boeing faça uma atualização do SMYD em todos os aviões 737 MAX do mundo, incluindo os modelos 8 e 9, até março de 2027, reduzindo o prazo planejado para que a Boeing deixe toda a frota global em conformidade.

Com esta decisão de agora, o MAX 7 não deve sofrer novos atrasos, mas o MAX 10 ainda terá que sair de fábrica com o novo sistema do SMYD.

Sair da versão mobile