Início Controle de Espaço Aéreo

EUA proíbe suas companhias aéreas de sobrevoar Ucrânia, Belarus e Rússia

AEROIN

Menos de um dia após a invasão russa na Ucrânia, a autoridade aeronáutica dos EUA, a FAA, determinou que aviões e pilotos americanos não podem voar na área do conflito.

A FAA (Agência Federal de Aviação Americana) emitiu um NOTAM – Notificação Para Missões Aéreas, que aumenta um alerta já existente para não sobrevoar a área próxima do conflito. Antes, o NOTAM cobria apenas a Criméia, Donetsk e Luhansk, mas agora foi estendido para toda a Ucrânia, Belarus e a partes a oeste da Rússia, proibindo qualquer companhia aérea e/ou piloto americano a voar nesta região.

Sendo assim, as companhias aéreas dos EUA devem fazer desvios para não sobrevoar o espaço aéreo destes países.

Por conta de restrições colocadas na noite passada, atualmente o espaço aéreo da Ucrânia já não conta com voos comerciais, assim como na Moldávia e também não existe quase nenhum voo na parte oeste da Rússia, além de Belarus.

A justificativa para tais limitações é a falta de segurança enquanto a região estiver em guessa. Como exemplo desta situação, vídeos que surgiram hoje na internet mostrando caças Sukhois e MiGs voando na Ucrânia em baixa atitude, durante combate.

Sair da versão mobile