Início Indústria Aeronáutica

EUA quer mais inspeções nos motores Pratt & Whitney dos jatos A320neo e MC-21

Novos problemas com os motores Pratt & Whitney (PW) surgiram e os EUA estão abrindo uma consulta para colocar mais inspeções.

Divulgação – PW

A Agência Federal de Aviação, a FAA, propõe substituir a Diretiva de Aeronavegabilidade (DA) 2022–19–15 e 2023–16–07, que se aplica a determinados motores da série PW1100G e 1400G e da Patt Whitney.

A DA 2022–19–15 exige uma inspeção ultrassônica angular (AUSI) do disco de primeiro e segundo estágios da turbina de alta pressão (HPT) e sua substituição, se necessário. Já a DA 2023–16–07 exige uma AUSI do cubo da primeiro estágio (também conhecido como disco da primeiro estágio da HPT) e do cubo do segundo estágio da HPT (também conhecido como disco de segundo estágio da HPT) em busca de trincas, com substituição, se necessário.

Desde que a FAA emitiu essas duas DAs, uma investigação determinou um aumento no risco de anomalias de metal em pó para todas as peças que são suscetíveis a falhas significativamente mais precoces do que anteriormente determinado.

Inclusive, uma aeronave Airbus modelo A320neo equipada com motores PW1100G experimentou uma falha no compressor de alta (HPC), resultando no desligamento do motor e na interrupção da decolagem.

Após esse evento, o fabricante realizou uma revisão de registros de produção e peças retornadas das operações, e reavaliou sua metodologia de análise de engenharia. A nova análise identificou cubos de primeiro e segundo estágio da HPT que são suscetíveis a falhas significativamente mais precoces do que anteriormente determinado.

A nova proposta da FAA é que se realize uma inspeção por varredura ultrassônica angular (AUSI) do HPC afetado, conforme aplicável, em busca de trincas. Até o dia 11 de janeiro a FAA estará recebendo feedback e sugestões para que a nova AD seja instalada.

Em torno de 430 jatos dos modelos A320neo e A321neo. registrados nos EUA serão afetados por esta futura AD. O russo Irkut MC-21 também poderia ser afetado, mas devido às sanções do próprio EUA, o avião não é mais equipado com este motor.

Sair da versão mobile