Início Empresas Aéreas

EUA retalia Pequim e suspende voos de companhias aéreas chinesas

A suspensão de companhias aéreas americanas que voam para a China teve resposta com uma decisão do governo americano.

Avião Airbus A380 China Southern Airlines
Imagem: Melv_L – MACASR / CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

Uma resposta americana foi dada à suspensão de 26 voos das suas três grandes aéreas, American, Delta e United, que voam regularmente para a China, mas tiveram casos de Covid-19 dentre os passageiros em voos para o país asiático. Segundo a regra chinesa, se 4% do voo testar positivo, um voo ficará suspenso, se o número dobrar no voo ou acontecer esta porcentagem ou maior em outro voo, a punição segue a mesma lógica e assim sucessivamente, segundo reporta a US News.

Como contramedida, os EUA responderam suspendendo 19 voos da Air China, China Eastern, China Southern e Xiamen Airlines de e para Los Angeles, na Califórnia, e 7 voos da China Eastern de e para Nova Iorque.

O governo chinês, através do seu embaixador em Washington, Liun Pengyu, protestou e alegou que as regras chinesas sempre foram bastante claras. Os EUA, por sua vez, também sempre deixaram claras as regras de reciprocidade, caso não tenha algum outro acordo que exclua isso.

Empresas americanas também já tomaram outras medidas, como a FedEx, que encerrou a base de tripulantes de Hong Kong, exatamente por restrições do governo chinês, que chegou a exigir 15 dias de quarentena para os tripulantes que chegassem ao país, mesmo que tivessem sido vacinados e testado negativo antes do embarque e após o pouso.

Sair da versão mobile