Eurocontrol libera a edição de 2024 do guia para preparar o setor aéreo para o aumento de tráfego no verão europeu

Imagem gerada por IA

A Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) informou nesta semana que lançou a edição de 2024 do seu guia prático para despachantes de voo, pilotos, controladores de tráfego aéreo, cargos de gestão de fluxo e aeroportos para melhor se prepararem para o aumento dos níveis de tráfego aéreo no verão de 2024 (inverno do hemisfério sul) e terem uma visão da rede.

Prevê-se que o tráfego aéreo na Europa no verão seja até 5 a 7% acima dos níveis de tráfego de 2023, elevando os picos de tráfego diário em 2024 para mais de 36.500 voos. Espera-se que várias partes da rede de tráfego aéreo estejam ainda mais ocupadas do que em 2019.

O guia “All Together Now 2024” da EUROCONTROL fornece um conjunto claro de dicas e sugestões agrupadas por categoria de partes operacionais interessadas, sobre as melhores práticas que o pessoal operacional deve seguir – “Rede de Pensamento” em cooperação com o Centro de Operações do Gerenciador de Rede EUROCONTROL para garantir operações eficientes e ideais.

Iacopo Prissinotti, Diretor de Gestão de Rede da EUROCONTROL, disse:

“As pessoas querem voar e o tráfego aéreo está crescendo. Precisamos agir e trabalhar em equipe para que a rede de aviação funcione de forma eficiente. Ninguém deve operar isoladamente. Todos precisam estar a bordo, desde o pessoal operacional dos aeroportos, companhias aéreas, prestadores de serviços de navegação aérea até prestadores de serviços em solo. Só se pensarmos em rede, e não apenas localmente, é que o tráfego aéreo de verão será administrável. Recomendo fortemente a todas as partes interessadas operacionais que consultem nosso guia All Together Now 2024.“

Juntamente com representantes de aeroportos, prestadores de serviços de assistência em solo, companhias aéreas e prestadores de serviços de navegação aérea, a EUROCONTROL continuará a incentivar o pessoal operacional a concentrar-se num conjunto de prioridades para minimizar perturbações. Estas prioridades para o setor da aviação incluem:

– Priorizar a primeira rotação para permitir a partida no horário;

– Execução disciplinada do plano de voo para garantir a previsibilidade;

– Entrega de capacidades acordadas;

– Cronogramas realistas, incluindo tempos de resposta.

Além das quatro acima, o Gestor de Rede da EUROCONTROL reforçará também a sua gestão de meteorologia adversa através da colaboração avançada com serviços meteorológicos e da partilha de dados meteorológicos com todos os atores operacionais para antecipar melhores previsões de condições meteorológicas adversas.

Esta quinta prioridade é uma consequência da experiência do verão de 2023, que registou os maiores atrasos meteorológicos em rota na rede de aviação europeia em 10 anos. Embora a gestão de condições meteorológicas adversas não possa prevenir totalmente o impacto das más condições meteorológicas, pode mitigar o seu impacto no tráfego de rede com um planejamento mais estável e menos regulamentações de última hora.

A página do guia “All Together Now 2024 da EUROCONTROL pode ser acessada clicando aqui.

Informações da EUROCONTROL

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias