Europa dará continuidade ao projeto que pretende criar um concorrente ao Embraer KC-390

Imagem: Airbus

A indústria de defesa da Europa dará continuidade ao processo de aprimoramento das tecnologias para um futuro avião de carga tático, em uma nova fase de um programa apoiado pela União Europeia.

Segundo a mais recente chamada para propostas, o Fundo Europeu de Defesa (EDF, na sigla em inglês) destinou 30 milhões de euros para o programa Future Mid-size Tactical Cargo (FMTC).

O EDF planeja um avião “complementar” ao maior A400M, de olho na substituição de modelos antigos, como o C-130 da Lockheed Martin e concorrente do Embraer KC-390.

Para o último trabalho, o EDF busca o aprimoramento da “tecnologia e conceitos” para a aeronave. Isso incluirá testes preliminares em túnel de vento para validar o desempenho da configuração proposta, usando “modelos de aeronaves modulares e em escala reduzida de baixo custo”.

Outras áreas de estudo incluem o sistema de propulsão – potencialmente examinando o uso de motores de rotor aberto e uma arquitetura mais elétrica – materiais estruturais leves e um sistema de aviônicos modular.

O novo projeto era anteriormente conhecido como Future Air System for European Tactical Transportation (FASETT) e o último contrato firmado com a Airbus tinha como objetivo a realização de um estudo de viabilidade de 18 meses.

França liderou o esforço para o projeto FMTC no âmbito da iniciativa PESCO da União Europeia, que visa promover a cooperação na defesa entre os Estados-membros. Alemanha, Itália, Espanha e Suécia também participaram do projeto.

É importante salientar que o novo financiamento do EDF permitirá que a indústria amadureça as tecnologias necessárias para “diminuir os riscos” – e os custos – do desenvolvimento proposto para o FMTC, “possibilitando o primeiro voo de um protótipo no início dos anos 2030”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias