Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Uma ex-comissária de bordo da British Airways que era secretária-geral do sindicato de tripulantes de cabine de Hong Kong agora enfrenta a perspectiva pegar prisão perpétua após ser detida sob as polêmicas leis de segurança nacional do território chinês, que criminalizam qualquer coisa que possa minar o poder ou a autoridade de Pequim.
Carol Ng, que trabalhou para a BA por quase três décadas e liderou a British Airways Hong Kong International Cabin Crew Association até 2018, foi detida em sua casa, no dia 6 de janeiro, por oficiais do departamento de segurança nacional que a acusaram de subverter o poder do estado. A jovem faz parte de um grupo de mais de 50 pessoas presas sob a lei de segurança nacional de Hong Kong, desde que ela entrou em vigor em junho de 2020.
Carol Ng’s arrest is an attack on one of our own. Carol has stood with aviation workers’ struggles across the world & now we vow to stand by her & the other activists arrested in Hong Kong. #WeStandWithCarol #WeAreITF pic.twitter.com/R3gbmv4W04
— International Transport Workers’ Federation (ITF) (@ITFglobalunion) January 6, 2021
“A prisão de Carol é um ataque ultrajante aos trabalhadores que só gerará mais resistência”, criticou Stephen Cotton, secretário-geral da Federação Internacional de Trabalhadores em Transporte (ITF). “A prisão de todos eles representa uma grave violação dos direitos humanos fundamentais e da liberdade de expressão, bem como a erosão ainda maior da democracia em Hong Kong.”
Carol tem nacionalidade britânica e seus apoiadores pediram ao Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido para tomar medidas diplomáticas para garantir sua libertação. Os suspeitos considerados culpados de infringir a lei de segurança nacional podem ser condenados à prisão perpétua.
Ngtrabalhou para a British Airways até 2018, quando a companhia aérea fechou sua base de tripulação de cabine internacional no território. Embora a empresa inglesa diga que sempre seguiu as regras e leis de Hong Kong ao lidar com o fechamento da base, o ativismo de Carol garantiu uma melhor remuneração para os trabalhadores afetados.