Comissária de bordo pode pegar prisão perpétua por defender direitos dos trabalhadores

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carol Ng – Foto ITF

Uma ex-comissária de bordo da British Airways que era secretária-geral do sindicato de tripulantes de cabine de Hong Kong agora enfrenta a perspectiva pegar prisão perpétua após ser detida sob as polêmicas leis de segurança nacional do território chinês, que criminalizam qualquer coisa que possa minar o poder ou a autoridade de Pequim.

Carol Ng, que trabalhou para a BA por quase três décadas e liderou a British Airways Hong Kong International Cabin Crew Association até 2018, foi detida em sua casa, no dia 6 de janeiro, por oficiais do departamento de segurança nacional que a acusaram de subverter o poder do estado. A jovem faz parte de um grupo de mais de 50 pessoas presas sob a lei de segurança nacional de Hong Kong, desde que ela entrou em vigor em junho de 2020. 

“A prisão de Carol é um ataque ultrajante aos trabalhadores que só gerará mais resistência”, criticou Stephen Cotton, secretário-geral da Federação Internacional de Trabalhadores em Transporte (ITF). “A prisão de todos eles representa uma grave violação dos direitos humanos fundamentais e da liberdade de expressão, bem como a erosão ainda maior da democracia em Hong Kong.”

Carol tem nacionalidade britânica e seus apoiadores pediram ao Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido para tomar medidas diplomáticas para garantir sua libertação. Os suspeitos considerados culpados de infringir a lei de segurança nacional podem ser condenados à prisão perpétua. 

Ngtrabalhou para a British Airways até 2018, quando a companhia aérea fechou sua base de tripulação de cabine internacional no território. Embora a empresa inglesa diga que sempre seguiu as regras e leis de Hong Kong ao lidar com o fechamento da base, o ativismo de Carol garantiu uma melhor remuneração para os trabalhadores afetados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Motor P&W GTF Advantage a caminho da certificação após aprovação de...

0
A Pratt & Whitney está avançando no processo para obter a certificação da versão GTF Advantage do motor PW1100G, projetado para