Início Aviação Militar

Exercício Tápio começa hoje com aviões de ataque Super Tucano e AMX

Entre os dias 14 de agosto e 1 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza o Exercício Conjunto (EXCON) Tápio, na Base Aérea de Campo Grande (BACG).

Imagem: Sargento Samuel Figueira / CECOMSAER

A atividade, que está em sua sexta edição, tem como objetivo o desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, a partir de uma situação hipotética de conflito.

Neste ano, o EXCON Tápio envolve cerca de 700 militares da FAB, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e países parceiros. Durante o treinamento, serão empregadas em torno de 30 aeronaves, incluindo caças A-29 Super Tucano e A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal e os vetores E-99 e R-99. As missões abrangem Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, NVG (Óculos de Visão Noturna), Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas, e Evacuação Aeromédica.

O Exercício é considerado um dos maiores treinamentos de guerra promovido pela FAB e tem como finalidade o amadurecimento e desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, além do adestramento técnico de unidades militares. O EXCON Tápio visa, também, promover o entendimento mútuo, a confiança e a interoperabilidade entre os participantes, convergindo esforços para o incremento da capacidade das Forças Armadas Brasileiras.

Pela Comunicação Social da FAB

Sair da versão mobile