Início Aviação Militar

Exército abre licitação para avião trazer armas da Suécia para o Rio de Janeiro

Foto via DepositPhotos

O Exército Brasileiro precisará de transportar armas novas da Suéca para o Rio, e abriu licitação para uma empresa aérea privada fazer. A demanda é para levar os mísseis antiaéreos portáteis (lançados por apenas uma pessoa do ombro) RBS 70 e o foguete anti-carro sem recuo (bazuca) AT-4 e suas munições de 80mm.

Ambas as armas são fabricadas pela SAAB, empresa sueca de defesa que também fabrica os caças Gripen NG da Força Aérea Brasileira (FAB). Mais de 20 mil unidades de lançadores tanto do RBS como do AT-4 foram entregues às forças armadas da Ucrânia e tem tido efeito satisfatório contra os invasores russos.

O Brasil utiliza ambos os equipamentos já a bastante tempo e está agora renovando o estoque com a compra de 50 unidades de RBS 70, 264 lançadores AT-4, 56 munições 84mm traçantes para o AT-4 e 17.160 munições de treinamento também para o canhão anti-tanque.

O peso total do carregamento é de 8,8 toneladas divididas em 35 pallets, com a carga avaliada US$16 milhões de dólares (R$78 milhões).

A empresa interessada deverá prover escolta armada da fábrica da SAAB até o aeroporto de partida, assim como o de conexão se for o caso de uma parada técnica. O prazo é para que a carga seja buscada em até 40 dias após a assinatura do contrato, e entregue em até 10 dias após a retirada do armamento na Suécia.

A companhia deverá ser habilitada para o transporte de munições. Os interessados devem acessar o edital neste link e se candidatar até o dia 21 deste mês.

Os jatos Airbus A330 (KC-30) da FAB provavelmente não tiveram dispobinilidade para fazer o fretamento. No ano passado os simuladores do caça Gripen também vieram da Suécia para o Brasil em avião civil fretado:

Sair da versão mobile