Início Aviação Militar

Exército Brasileiro autoriza a desativação dos helicópteros Black Hawk mais antigos e Cougar

Divulgação – FAB

O Exército Brasileiro autorizou a desativação dos helicópteros Black Hawk mais antigos e Cougar em um boletim publicado pela Chefia do Estado Maior. As aeronaves, que são operadas pelos 2º, 3º e 4º Batalhões de Aviação do Exército (BAvEx), serão substituídas por helicópteros Black Hawk mais novos.

De acordo com o boletim, a desativação e o desfazimento das frotas dos helicópteros estão autorizadas. O trabalho será coordenado pelo Comando Logístico, seguindo princípios de economia, eficiência, eficácia e utilização máxima do potencial das aeronaves em favor da prontidão operacional do Exército.

O Exército orienta que o Comando Logístico elabore os planos de desfazimento e os apresente em um prazo de até 180 dias após a publicação do boletim.

Enquanto os helicópteros HM-2 e HM-3 são desativados, o Exército Brasileiro está negociando a compra de até 16 helicópteros UH-60M Black Hawk do Exército dos Estados Unidos. No início deste mês, uma comitiva do Exército Brasileiro visitou o Comando de Assistência à Segurança do Exército dos EUA para conhecer de perto a versão mais nova do Black Hawk e discutir a possível compra.

Os HM-2 Black Hawk e HM-3 Cougar têm mais de 20 anos de operação e não passaram por modernizações, ao contrário de outros modelos da frota do Exército Brasileiro.

A desativação dos helicópteros Black Hawk e Cougar faz parte do plano de modernização da frota e visa garantir a atualização e a eficiência da aviação do Exército Brasileiro.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile