FAA garante sinal verde para a Boeing avançar testes do maior 737 já produzido

A certificação do maior Boeing 737 já feito, o 737-10, está finalmente chegando na parte final e a fabricante recebeu uma nova autorização.

Divulgação – Boeing

A fabricante americana recebeu da FAA um novo sinal verde para avançar rumo à certificação para voos comerciais do 737 MAX 10, o maior jato da família 737 e que pode levar até 230 passageiros.

Foi concedido para a Boeing a TIA, que é a Type Inspection Autorization, ou Autorização de Inspeção de Tipo, que antecederá o Certificado de Aeronavegabilidade de Tipo, necessário para cada nova variante de uma aeronave.

Com a TIA em mãos a Boeing poderá fazer os voos de teste para a certificação, já com pilotos da FAA, que é a Administração Federal de Aviação dos EUA, a bordo. Durante estes voos de teste, os pilotos federais irão coletar dados e informações para levar para a Agência, a fim de preparar a certificação final.

O menor da família MAX, o 737 MAX 7, já recebeu a TIA meses atrás será certificado este ano ou no início de janeiro. Já o MAX 10 apenas mais para o meio de 2024, com as entregas para as companhias aéreas começando apenas em 2025.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias