FAB celebra com sucesso 60 dias de Operação Ponte Aérea em período de maior movimento nos aeroportos

Imagem: Força Aérea Brasileira

Nesta sexta-feira (05), a Operação Ponte Aérea, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que envolve as autoridades aeroportuárias e a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Força Aérea Numerada 34 (FAN 34), completa dois meses.

O marco de 60 dias da Operação deu-se no momento de maior fluxo de passageiros em função das festas de fim de ano, e foi marcado pelo reforço de militares e cães de faro nos Aeroportos Internacionais do Galeão (RJ) e Guarulhos (SP).

No período entre o Natal e o Ano Novo, foram realizadas 13 apreensões, quando os militares da FAB, em cooperação com a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RF), identificaram a presença de ilícitos em diversos locais, como dentro de malas de viagem, no corpo de passageiros, inclusive internamente, e em cargas nas remessas postais de importação e exportação. As ocorrências são resultados de um incremento das ações preventivas e repressivas em combate ao tráfico de drogas, armas e outras condutas ilícitas realizadas no período.

Um balanço geral realizado pela FAB aponta que as ações preventivas e repressivas realizadas já somam 649 missões, que totalizam 2.800 horas de emprego de militares e de cães farejadores, ações de patrulhamento ostensivo nos saguões, terminais e demais áreas consideradas sensíveis. Ao todo, 250 quilos de drogas foram interceptados e 23 pessoas foram presas.

Os militares da FAB também realizaram, em parceria com a Polícia Federal (PF), Receita Federal (RF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), revistas de 45.433 pessoas, de 13.428 veículos e 96 aeronaves.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Além dos números expressivos, vale destacar a cooperação e o amadurecimento consolidado entre as agências atuantes na GLO, obtidos a partir de uma relação de confiança construída no decorrer das atividades, o que denota o saldo positivo da Operação Ponte Aérea.

O resultado é fruto do fortalecimento diário da interação da FAB com as demais agências envolvidas na Operação. A construção dessa sinergia tem a principal finalidade de conciliar interesses e coordenar esforços em benefício da sociedade como um todo”, pontuou o Comandante da Operação, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão.

Segundo a FAB, o saldo desses 60 dias deve-se também ao trabalho especializado com os cães de faro, as maiores estrelas da Operação, que atuam na revista de cargas e bagagens. Ao todo, já foram realizadas mais de 495 horas de missões de faro, que perfazem um volume total de 59.400 m³ fiscalizados. Todos os militares envolvidos recebem instruções para a realização de abordagens que sejam eficientes na identificação de ilícitos, de maneira que não impacte a rotina dos aeroportos.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Movimento nos Aeroportos e Segurança

Segundo a assessoria de comunicação do Galeão, o aeroporto registrou uma movimentação de cerca de 530 mil passageiros durante as comemorações de Natal e Ano Novo. Ainda de acordo com a assessoria, o número representa um aumento de 85% em comparação ao mesmo período no ano passado. Já o aeroporto de Guarulhos teve uma maior movimentação, com cerca de 1,5 milhão de pessoas que circularam pelo terminal.

Para o Diretor de Operações da RIOgaleão, Dimas Sávia, a presença dos agentes da FAB no aeroporto elevou a segurança dos passageiros. “O RIOgaleão vive um momento importante com o aumento do fluxo de voos. Para proporcionar a melhor experiência para o passageiro, a parceria com a FAB é muito importante para a segurança do aeroporto”, disse.

O Diretor de Operações da GRU Airport, Georges Chaoubah, também reforçou que a presença da Força Aérea tem sido um diferencial já notável pelo público de forma positiva.

A Operação é de suma importância para a segurança dos usuários dos aeroportos. Esse tipo de iniciativa traz mais conforto e tranquilidade. Sinto-me mais segura e confortável pra viajar”, declarou a passageira Alcione Aguiar.

A operação

A Operação Ponte Aérea foi deflagrada pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, com o objetivo de combater o crime organizado, interromper possíveis rotas de ilícitos e aumentar a segurança dos passageiros. A Operação está prevista para encerrar no dia 03/05/2024.

Força Aérea Numerada 34

Força Aérea Numerada (FAN 34) é um Comando Operacional da Força Aérea organizado para a execução de uma missão com objetivos específicos e duração limitada, sendo desativado após o cumprimento da missão.

Na Operação Ponte Aérea, a FAN 34 foi criada com atribuições de planejar, coordenar e executar o controle e supervisão de todas as ações aeroespaciais, de acordo com as diretrizes demandadas dos escalões superiores; coletar, processar e avaliar resultados, custos e lições aprendidas; e estreitar as relações com as demais forças singulares e com os órgãos governamentais.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias