FAB detalha como foi sua participação no Desfile Cívico-Militar da Independência em Brasília

Imagem: Força Aérea Brasileira

Milhares de famílias saíram às ruas do país nesta quinta-feira pela manhã para prestigiar os Desfiles Cívico-Militares do 7 de Setembro. Em Brasília, a capital federal, a celebração oficial da Independência do Brasil teve lugar na Esplanada dos Ministérios com um público reduzido e controlado, diferente do ano passado.

Aproximadamente 2.400 militares das Forças Armadas brasileiras, incluindo a Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB), desfilaram perante uma audiência de cerca de 50 mil pessoas, segundo contabiliza a FAB. O evento também contou com a participação de diversas outras instituições civis e militares.

A cerimônia foi presidida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que liderou o desfile. No palanque das autoridades, também estavam presentes o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de outras importantes autoridades

A FAB apresentou o desfile da tropa em solo, integrado pela Banda de Música da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB); pelo Grupamento de Comando; pelo Grupamento de Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA); pelo Grupamento de Aeronavegantes; pelo Grupamento Feminino; pela Companhia de Cerimonial Santos Dumont e pelos Motociclistas. Com isso, houve o envolvimento de mais de 400 militares sob a coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).

Famoso por suas cores fortes, o céu de Brasília foi palco de um desfile aéreo. Neste ano, A FAB apresentou as aeronaves KC-130 Hércules, A-1M, E-99, R-99, KC-390 Millennium e F-39 Gripen. São vetores aéreos que atuam na defesa e integração do território nacional, por meio das ações de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo, Ataque, Reconhecimento Aéreo, Controle e Alarme em Voo, Combate a Incêndio em Voo, Defesa Aérea e Policiamento do Espaço Aéreo.

No encerramento da celebração cívico-militar, o público assistiu à tradicional apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O grupo é composto por sete aeronaves A-29 Super Tucano, de fabricação nacional.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Emoção do público

A cada atração que passava, o público apreciava com admiração. “Nota mil para esse desfile, sem nenhum problema”, resumiu o aposentado pernambucano Jair Tenório de Lima, de 88 anos.

Achei o desfile dos aviões algo extraordinário. Sou um amante da ciência, então fiquei boquiaberto quando vi os aviões”, contou o estudante cearense João Pedro Araújo Moreira, de 10 anos.

É a primeira vez que eu venho acompanhar o desfile com os meus filhos e eles estão achando o máximo. É lindo poder ver de perto todo esse treinamento que eles tiveram durante muito tempo”, comentou a auxiliar administrativo Carla Emanuele Costa Silva, que veio de Santa Maria (DF).

Imagem: Força Aérea Brasileira

Exposição Multimídia das Forças Armadas

Logo após o Desfile Cívico-Militar do 7 de setembro, foi inaugurada uma das novidades da Semana da Pátria deste ano na Esplanada dos Ministérios: a Exposição das Forças Armadas. Nesta atração inédita, o Ministério da Defesa expõe as atividades e os programas estratégicos em desenvolvimento. Além disso, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira apresentam equipamentos militares, como embarcações, carros de combate e aeronaves. A atração ficará aberta ao público até domingo (10/09), das 9h às 17h.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias