Início Controle de Espaço Aéreo

FAB instala Estação de Telecomunicações Aeronáuticas em Porto Alegre para maior segurança aos voos

Imagem: Divulgação 2º/1º GCC

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que a Força Aérea Brasileira (FAB) instalou, nesta terça-feira, 7 de maio, por meio dos Esquadrões Aranha (2º/1º GCC) e Mangrulho (4º/1º GCC), uma unidade de Serviço de Informações Aeronáuticas (AFIS) – conhecida como estação-rádio – na sede do Comando Conjunto da Operação Taquari II, localizada no Terceiro Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RGG), em Porto Alegre (RS).

A estrutura conta com geradores, antenas para enlace de dados via satélite, computadores interligados em rede e sistemas de comunicação VHF-AM. Cerca de 40 militares, entre técnicos, meteorologistas e controladores de tráfego aéreo dos Esquadrões Profeta (1º/1º GCC), Aranha (2º/1º GCC) e Mangrulho (4º/1º GCC) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Maria (DTCEA-SM) foram mobilizados para esta operação.

Imagem: Divulgação 2º/1º GCC
Imagem: Divulgação 2º/1º GCC

“A FAB, por meio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas, já vinha prestando toda a coordenação e controle de tráfego aéreo às aeronaves, entretanto, devido ao grande número de helicópteros atuando na região, observou-se a necessidade de implementar um controle adicional no local onde se concentram as aeronaves, para aumentar a consciência situacional, eficiência e segurança das operações aéreas de resgate”, explica o Comandante do 2º/1º GCC, Major Aviador Vinicius Vilanova Vale.

“O AFIS Taquari irá proporcionar maior segurança e coordenação às aeronaves que estão envolvidas nas ações em apoio à população gaúcha, principalmente, na região metropolitana de Porto Alegre, onde há maior concentração de voos”, afirma o Comandante do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), Tenente-Coronel Aviador Tomaz Lopes de Araujo.

Para a divulgação das informações relativas à operação da “Rádio Taquari”, foi emitido um NOTAM (Aviso aos Aeronavegantes), com vigência de 07/05/24, às 11h, a 30/05/24, às 20h30, contendo a área de abrangência do serviço de informação de voo e as frequências de comunicação aeronáutica.

Foi também realizada a emissão de um segundo NOTAM, informando a ativação do “heliponto Taquari”, no campo do Terceiro Regimento de Cavalaria de Guarda, para atendimento exclusivo de operações humanitárias utilizadas pelos helicópteros de resgate.

Informações do DECEA