Início Aviação Militar

FAB leva fotógrafos e jornalistas para voar a bordo de C-105 e acompanhar de perto a EXCON Tínia 2023

Imagem: Força Aérea Brasileira

No último sábado (04/11), as Bases Aéreas de Canoas e de Santa Maria, localizadas no Rio Grande do Sul, abriram suas portas para 25 profissionais de imprensa, entre jornalistas e fotógrafos, proporcionando a eles a oportunidade de acompanhar de perto um dia de treinamento do Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia. O objetivo do exercício é o adestramento de militares e aeronaves da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Comandante da Base Aérea de Canoas e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, conduziu uma apresentação detalhada sobre os objetivos do EXCON e ressaltou a importância de permitir o acesso da imprensa ao treinamento. “É uma forma de estreitar a relação com os profissionais que divulgam nossas ações e explicar de uma forma mais simples todo o trabalho técnico que desenvolvemos não somente nesse Exercício, mas ao longo de todo o ano“, destacou.

Após a apresentação, os jornalistas tiveram a oportunidade de visitar a área operacional na Base Aérea de Canoas (BACO) e posteriormente embarcaram em um C-105 Amazonas em direção à Base Aérea de Santa Maria (BASM). Lá, puderam testemunhar um treinamento inédito: o lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro (EB) de uma aeronave da FAB.

Para o jornalista Naian Maneghetti, a experiência foi surpreendente em diversos aspectos. Além de presenciar pela primeira vez um treinamento desse tipo, teve a oportunidade de voar em uma aeronave. “Tivemos a oportunidade de ver como é a preparação e a ação em si na vida real. Foi um dia muito importante e que vai ficar marcado na minha história profissional. Tenho certeza de que foi uma experiência única”, afirmou.

Imagem: Força Aérea Brasileira

EXCON Tínia 2023

Este ano, o EXCON conta com a atuação de mais de 1.200 militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e do efetivo de Unidades da FAB distribuídas por todo o País, além do emprego de cerca de 30 aeronaves das aviações de Caça, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Asas Rotativas e Transporte, a exemplo do F-5M, A-29 Super Tucano, A1-M, KC-390 Millennium, E-99, C-105 Amazonas, RQ-900 e helicópteros H-60 Black Hawk.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Sair da versão mobile