FAB mostra treinamento para atuação em áreas de conflito e calamidades durante o Tápio 2023

Imagem: Sargento Müller Marin/CECOMSAER

No âmbito das atividades de treinamento do Exercício Conjunto Tápio 2023, a atuação do Hospital de Campanha da Força Aérea (HCAMP) e das equipes de Busca e Salvamento se destacou como fundamental. O exercício simulou cenários de resgate em áreas remotas e operações de recuperação de militares em situações de perigo.

Dentro deste contexto, os profissionais de saúde assumiram o papel crucial de fornecer cuidados médicos imediatos após os resgates, preparando-os para lidar com emergências de forma rápida e precisa.

Segundo a Comandante do HCAMP, Major Médica Juliana Freire Vandesteen, a equipe do hospital participou, pela primeira vez, das atividades recebendo a vítima que foi resgatada pelos homens de resgate e fornecendo atendimento pré-hospitalar tático (APH-T) e cuidados médicos cruciais. “A equipe recebe a vítima e traz para o hospital, onde ocorre um treinamento interno de como estabilizar a vítima, para podermos avaliar todas as condições de saúde dela, o que nos leva a decidir quais os procedimentos que devem ser realizados“, explica a médica. 

Saúde Operacional

Além de participar do treinamento dos militares, atuando em conjunto com a equipe SAR, o Hospital de Campanha desempenhou um papel vital na manutenção da saúde operacional, colocando à disposição, durante todo o Exercício, atendimento médico e odontológico para todos os militares que frequentaram a BACG, uma vez que a rotina intensa e as demandas físicas e mentais das operações militares exigem uma abordagem completa para garantir que eles estejam sempre preparados para o cumprimento das missões de Força Aérea.

A Chefe da Odontologia do HCAMP, Capitão Dentista Aline Reinozo Gonçalves destacou a importância da realização de atendimentos e procedimentos odontológicos no EXCON Tápio 2023, como forma de garantir a saúde de todos os envolvidos no treinamento militar.

Com este formato, conseguimos garantir que todos os militares pudessem participar das atividades que vieram propostos a fazer. Além disso, conseguimos atender às demandas daqueles que, devido à rotina de missões, não conseguem procurar os sistemas de saúde da FAB com tanta facilidade. Aqui temos condições para atender todas as demandas dos militares para que possam voltar ‘de alta’ para sua Unidade de origem“, complementa.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Atendimentos e procedimento do HCAMP

O efetivo do Hospital de Campanha no EXCON Tápio realizou, entre o período de 12 a 31 de agosto, 491 atendimentos e procedimentos. Desse total, 39 atendimentos de clínica médica, 294 procedimentos odontológicos e 47 de enfermagem. Esses dados mostram que a presença do HCAMP não apenas reforçou a capacidade de resposta médica em situações críticas, mas também destacou a importância da saúde operacional em todos os aspectos do exercício.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias