Início Indústria Aeronáutica

Fabricante do jato elétrico de 30 motores, Lilium conclui a auditoria final para aprovação DOA da EASA

Concepção gráfica do Lilium Jet – Imagem: Lilium

A fabricante aeronáutica alemã Lilium, desenvolvedora do Lilium Jet, primeiro jato totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou neste mês que concluiu com sucesso a quarta e última Aprovação de Organização de Projeto (DOA) pela Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

A conclusão bem-sucedida da auditoria DOA é um marco importante no progresso da Lilium para se tornar titular da EASA DOA, um requisito para os fabricantes de aeronaves, e demonstra que a empresa possui a organização, procedimentos, competências e recursos necessários para projetar e certificar aeronaves.

A EASA concede privilégios especiais aos detentores de DOA. Em particular, os detentores de DOA podem:

a) ter documentos de conformidade aceitos pela Agência sem verificação adicional; e

b) realizar atividades independentemente da Agência.

Em colaboração com a EASA, a Lilium está buscando um DOA especificamente adaptado para eVTOL e certificação de propulsão elétrica.

“Em termos simples, uma Aprovação de Organização de Projeto pode ser considerada uma ‘licença para operar’. Uma empresa aeroespacial na Europa não pode possuir um certificado de tipo, nem realizar ou aprovar atividade de projeto sem ter um DOA. A conclusão bem-sucedida da quarta e última Auditoria DOA é um reconhecimento do calibre de nossa equipe e do rigor de nossos processos de projeto”, disse Alastair McIntosh, diretor de tecnologia da Lilium.

A Lilium se candidatou ao EASA DOA em 2017 e desde então tem trabalhado para desenvolver, implementar e demonstrar os sistemas e recursos apropriados. Tendo concluído esta quarta auditoria da EASA, a Lilium entrará agora na fase final do processo DOA – o acompanhamento e encerramento de ações pendentes e etapas administrativas para concluir o processo. A conclusão satisfatória desta fase leva à emissão do certificado DOA, prevista para ocorrer ainda neste ano.

Paralelamente ao processo DOA em andamento, a Lilium afirma que continua a fazer progressos substanciais em direção à certificação de tipo de seu equipamento Lilium Jet de 30 motores elétricos junto à EASA e à FAA.

Sair da versão mobile