Início Indústria Aeronáutica

Fabricantes de aeronaves de Rússia e Bielorrússia trabalham para criação de uma aeronave conjunta

Imagem ilustrativa do turboélice russo Ladoga

A questão da criação e produção da aeronave de passageiros bielorrusso-russa está em fase de coordenação intergovernamental com as empresas executoras do projeto elaborando os detalhes técnicos. As informações foram dadas à agência estatal TASS por Andrey Tuchin, engenheiro-chefe da 558ª Fábrica de Reparos de Aeronaves, localizada na cidade de Baranovichi, em Belarus.

“Este ano já começou o estudo do tema e agora está na fase de coordenação intergovernamental. Assim que for decidido o financiamento do projeto, acho que este ano as obras vão ter um ritmo mais acelerado. Nossa empresa está a trabalhar com o nosso parceiro russo todos os aspetos técnicos, opções de cooperação. Já estamos a aprofundar até nos detalhes”, disse Tuchin no ar do canal STV.

O engenheiro-chefe observou que o número de pedidos recebidos pela empresa de parceiros russos “está crescendo exponencialmente”. 

“Somente no ano passado, recebemos pedidos de milhares de itens de peças. Atualmente, estamos trabalhando em contratos para Tu-214, MS-21, Sukhoi Superjet, Il-76 e assim por diante. Ou seja, por um período muito grande variedade de aeronaves de passageiros em nosso Atualmente, existem pedidos”, disse ele.

No início de junho, à margem da feira Innoprom realizada em Yekaterinburg, o vice-primeiro-ministro e chefe do Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa, Denis Manturov, anunciou que a aeronave bimotor russo-bielorrussa de 19 lugares seria operada comercialmente a partir de 2028, estando prevista a conclusão da sua certificação em 2027. 

Ele esclareceu que a Ural Civil Aviation Plant e a 558ª fábrica de reparos de aviação da Bielorrússia estarão envolvidas na criação da aeronave.

Ainda no âmbito da exposição em Yekaterinburg, representantes do Comitê Industrial Militar do Estado (Goskomvoenprom) da Bielo-Rússia e o Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa assinaram um programa interdepartamental que prevê o desenvolvimento e organização conjuntos da produção em série de um aeronave multifuncional bimotor em território bielorrusso.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile