FIDAE 2024 – Imagens da 23ª edição da maior feira aeroespacial, de defesa e segurança da América Latina

Com grande sucesso, a 23ª edição da Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE 2024) foi realizada entre 9 e 14 de abril na base aérea localizada junto ao Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, de Santiago, no Chile.

A seguir, estão informações disponibilizadas pela FIDAE sobre esta edição, e na sequência, uma galeria com dezenas de imagens de algumas das principais atrações do evento.

Conforme celebram os organizadores, a feira conseguiu, mais uma vez, convocar os expositores mais destacados de suas categorias e cativar o público. Isso reafirmou que a FIDAE continua sendo a feira aeroespacial, de defesa e segurança com maior trajetória e reconhecimento na América Latina.

Durante a sua vigésima terceira edição, a FIDAE ocupou 15.604 metros quadrados e conseguiu superar 420 expositores, 115 aeronaves expositoras, mais de 50 países participantes, mais de 600 delegações oficiais e comerciais, mais de 1.500 credenciados de imprensa nacional e estrangeira, além de dezenas de spotters, somados aos cerca de 100 mil participantes do evento.

Durante a feira, foram apreciados os avanços tecnológicos e a inovação das seis categorias abrangidas pela exposição – Aviação Civil e Comercial, Defesa, Equipamentos e Serviços Aeroportuários, Segurança Interna, Manutenção de Aeronaves e Tecnologia Espacial.

A FIDAE 2024 começou na terça-feira, 9 de abril, e terminou na sexta-feira, 12 de abril. Os dias 13 e 14 foram então voltados apenas ao entretenimento do público visitante. Na feira, profissionais de diversas categorias mostraram seus portfólios de bens e serviços, palco onde foram estabelecidos diversos acordos comerciais e agendadas cerca de 1.500 reuniões.

As demonstrações aéreas foram realizadas em todos os dias, mas com maior intensidade no final de semana dedicado ao público em geral, que contou com exposições aéreas e estáticas, como a Feira de Tecnologia da Força Aérea Chilena, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a tecnologia de ponta que a FACH está desenvolvendo. Da mesma forma, foi montado o stand da Força Aérea dedicado às Escolas das Forças, Equipe de Exposição e Direção do Espaço.

Nas demonstrações aéreas, aeronaves como o F-22 Raptor da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e, por parte da Força Aérea do Chile (FACH), o F-16, F-5, Super Tucano, Twin Otter DHC-6 e os helicópteros MH-60M Black Hawk, UH-1H e Bell 412. O E-3 Sentry também voou, mas apenas durante a semana.

Além disso, as acrobacias do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), ou Esquadrilha da Fumaça, deslumbraram o público, assim como a Escuadrilla de Alta Acrobacia ‘Halcones’ pertencente à Equipe de Exposição da Força Aérea do Chile; a Equipe Villarrica; a RV Team e os pilotos chilenos Mijali Proestakis e Felipe Tapia, entre outros.

As equipes de paraquedistas formadas pela Equipe de Paraquedas da FACH Boinas Azules; os Wings of Blue da USAF e a equipe da Força Aérea Colombiana Águila de Gules cativaram quem gosta do espetáculo dos velames.

A 23ª FIDAE, organizada pela Força Aérea do Chile, encerrou sua vigésima terceira edição com grande sucesso. Entre outras áreas, permitiu gerar maior consciência aeroespacial nos habitantes do país, aproximou a Instituição das pessoas, especialmente das crianças, e reafirmou a importância que esta reconhecida exposição representa para o Chile.

Galeria de Imagens

F-22 Demo Team – USAF

Esquadrilha da Fumaça – FAB

F-16 – Força Aérea do Chile

Escuadrilla de Alta Acrobacia ‘Halcones’ – FACH

E-3 Sentry – FACH

F-5 – FACH

A-29 Super Tucano – FACH

Demais atrações aéreas e estáticas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias