Fim das férias: LATAM espera voar menos em fevereiro do que em janeiro

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Grupo LATAM Airlines divulga a estimativa de sua operação global para fevereiro, quando alcançará 35% da sua capacidade em relação ao mesmo período do ano anterior.

Avião Airbus A319 LATAM

O índice é menor do que o registrado em janeiro deste ano, de 39,8%, em um cenário dominado pelo aumento das restrições governamentais ao transporte aéreo em todo o mundo.

Apesar da companhia não confirmar, o efeito de fim de férias e a passagem dos feriados de final de ano somado com o aumento da segunda onda do Coronavírus no Brasil, tem desincentivado as viagens aéreas no mês atual.

Operação Brasil

Especificamente no Brasil, em comparação com fevereiro de 2020, a companhia vai operar 57% da sua capacidade de voos domésticos, com 360 voos diários, e 15% da sua capacidade internacional. No País, a LATAM já voltou a atender 44 destinos nacionais.

Operação global do Grupo LATAM

Ao todo, em fevereiro, o Grupo LATAM prevê operar 680 voos diários domésticos e internacionais, atendendo 115 destinos em 16 países. Além disso, o transporte de cargas deve ter aumento de 20% na oferta em comparação com 2020, alcançando a marca de 1.100 voos no mês.

Todas as estimativas estão sujeitas à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países onde a LATAM opera.

Desempenho Operacional em janeiro de 2021

Durante o mês de janeiro de 2021, sempre em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a operação de passageiros do Grupo LATAM Airlines alcançou 32,8% de RPK (assento por quilômetro voado) e 39,8% de ASK (assento por quilômetro disponível), resultando em uma diminuição de 14,9 pontos percentuais na taxa de ocupação, que ficou em 70,3%.

Nas operações de cargas, a taxa de ocupação foi de 60,4%, 10,1 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano anterior.

Pela Assessoria de Imprensa da LATAM Brasil

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias