
Nesta quarta-feira (26), quatro dias antes da final da Taça Libertadores da América, as equipes finalistas embarcaram rumo a Guayaquil, onde acontece o grande jogo. De um lado, o time do Flamengo partiu do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em voo direto até o local do jogo, enquanto o Athletico Paranaense saiu de Curitiba, numa viagem com uma escala.
Abaixo, alguns detalhes do voo de ida dos times. Apenas um deles trará a taça no voo da volta. A partida final do torneio está marcada para o dia 29 de outubro, próximo sábado, às 17h no horário de Brasília.
Athletico
Como o AEROIN antecipou há alguma semanas, a empresa contratada para levar o “Furacão” rumo à final da Libertadores foi a Sideral Linhas Aéreas, que para tal usou uma aeronave Boeing 737-500 em configuração totalmente VIP, com capacidade para apenas 52 passageiros.
O avião, de matrícula PR-SHE (msn 26445), voou de Curitiba até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para depois seguir até Guayaquil. Segundo dados da plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24, a decolagem aconteceu às 11h34 (voo SID-9600) locais e a chegada ao Equador foi às 17h02 locais.

O Boeing da Sideral tem 30 anos de idade e tem sido empregado pela empresa em operações de fretamento de passageiros, sobretudo para clubes de futebol brasileiros em seus deslocamentos para os torneios regionais. O jato tem 31 metros de comprimento e um corredor (narrowbody). Em uma configuração tradicional de empresa aérea poderia levar até 145 passageiros.
A equipe paranaense publicou uma foto de alguns atletas dentro do avião, a caminho do Equador (vide abaixo, esperar pelo carregamento).
✈️🌪️ RUMO A GUAYAQUIL!
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) October 26, 2022
📸 José Tramontin/athletico.com.br#Athletico #Libertadores pic.twitter.com/d7tqYtbToN
Flamengo
O rubro-negro carioca, por sua vez, embarcou numa aeronave de maior porte, um jato Airbus A330-200 de matrícula PR-AIZ (msn 527), com 59 metros de comprimento e dois corredores (widebody) da Azul Linhas Aéreas, que tem capacidade para até 271 passageiros, sendo 20 na classe executiva, segundo dados do SeatGuru.
Pela capacidade da aeronave, o voo entre o Rio de Janeiro e Guayaquil foi direto, tendo decolado às 10h32 e pousado às 14h23, nos horários locais. Um total de 5h51 de voo (AD-9580). Uma foto de aeronave similar à usada pelo clube da Gávea abre esta matéria.
A equipe do aeroporto RIOgaleão publicou nas redes sociais um vídeo especial com a delegação flamenguista chegando para embarque (abaixo, esperar o carregamento).