Início Mercado

Flydubai torna-se a primeira empresa aérea a voar regularmente ao Afeganistão sob o regime Talibã

Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A companhia aérea Flydubai estabeleceu um marco histórico ao se tornar a primeira empresa internacional a retomar os voos regulares de passageiros para a capital afegã, Cabul, após os talibãs recuperarem o controle do país em agosto de 2021.

A Flydubai é conhecida por operar em ambientes voláteis e é uma das poucas companhias aéreas ainda voando regularmente para Tel Aviv, apesar de sua transportadora associada, Emirates, ter suspendido os voos na sexta-feira passada.

A grande maioria das companhias aéreas internacionais abandonou o Afeganistão quando os talibãs cercaram Cabul e retomaram o controle, enquanto as tropas americanas e britânicas deixavam o país às pressas. O Aeroporto de Cabul acabou se tornando um local crucial para a evacuação de estrangeiros e cidadãos afegãos em meio ao caos da cidade.

A Flydubai iniciou suas operações em Cabul em 2010, mas não voava para a capital afegã há mais de dois anos. Isso mudou na última quinta-feira, quando a companhia aérea retomou suas atividades com um novo voo diário entre Dubai e Cabul. A partir de 15 de novembro, a empresa planeja oferecer duas viagens por dia nesta rota em sua frota de Boeing 737.

Em outra frente, a empresa sediada nos Emirados Árabes Unidos, GAAC, ganhou o contrato para administrar o Aeroporto Internacional de Cabul e revitalizá-lo para atender aos padrões internacionais em nome dos talibãs. A GAAC também é responsável por fornecer serviços de assistência em solo e triagem de segurança, tendo vencido uma licitação contra um consórcio liderado pelo Catar.

Antes mesmo da Flydubai, a Qatar Airways já havia operado o primeiro voo civil para Cabul após a tomada do poder pelos talibãs, mas fez operações pontuais. O objetivo era repatriar cidadãos estrangeiros que ficaram presos no Afeganistão durante o processo de retirada das tropas estrangeiras.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile