Início Aeroportos

Foi detalhada a implementação das operações IFR no Aeroporto Campo de Marte-SP

Imagem: Idril86 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) publicou a Circular de Informação Aeronáutica (AIC) N 20/26, que detalha a implementação de operações sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR) para a pista 12 do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo.

O documento estabelece os critérios para a segregação dos fluxos de tráfego por instrumentos (IFR) e das operações visuais (VFR) realizadas por meio das Rotas Especiais de Aeronaves e Helicópteros (REA/REH).

A mudança atende a uma obrigação contratual firmada entre a concessionária PAX Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ao DECEA coube a responsabilidade técnica pelo desenvolvimento dos procedimentos de navegação aérea e pela organização do espaço aéreo necessária para viabilizar a nova operação.

Segurança e integração operacional – As operações IFR permitem que as aeronaves utilizem referências de navegação eletrônica e trajetórias previamente estabelecidas para pousos e decolagens, aumentando a segurança mesmo em condições meteorológicas adversas. Para o Campo de Marte, foram desenvolvidos procedimentos específicos de Saída Padrão por Instrumentos (SID), Chegada Padrão por Instrumentos (STAR) e Aproximação por Instrumentos (IAC) para a pista 12, incluindo também as trajetórias previstas para aproximações perdidas.

O projeto foi integrado à estrutura do espaço aéreo da Região Metropolitana de São Paulo, de forma a garantir compatibilidade com a malha aérea já existente na Área de Controle Terminal de São Paulo (TMA-SP). A validação das soluções envolveu estudos operacionais, avaliações técnicas e simulações em tempo real (STR), com o objetivo de assegurar maior previsibilidade e segurança ao fluxo de tráfego aéreo.

Conforme coordenação entre o DECEA e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), a operação IFR será iniciada em uma fase de testes. Nos primeiros seis meses, o tráfego será monitorado para avaliar o comportamento das operações e os impactos da nova configuração.

Nesta etapa inicial, os voos IFR ficarão restritos a uma janela diária de uma hora, das 6h às 7h, logo após a abertura do aeroporto. Nesse período, serão permitidas até quatro chegadas por instrumentos.

Receba as notícias em seu celular: clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.

Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.
Sair da versão mobile