Força Aérea Brasileira confirma interesse em caças F-16 usados pelos EUA

Foto: 154th Wing – Hawaii ANG

Após vários rumores e informações extraoficiais, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que está analisando a possibilidade de ter caças usados F-16 na sua frota.

Os rumores começaram meses atrás quando um slide da FAB, durante uma apresentação no Congresso, mostrava um segundo avião de caça, além do Gripen NG, como parte dos planos futuros da força. Esta informação de um avião de combate secundário também havia sido dita pelo Comandante da Aeronáutica.

Nesta semana, a conceituada revista Janes informou que a FAB está negociando um lote de 24 caças Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon (Viper) com os EUA, de aeronaves estocadas, muito provavelmente dos modelos F-16C/D.

O objetivo desta compra é substituir o restante da frota de caças F-5 e do avião de ataque AMX, já que o lote atual de caças Gripen (36 aeronaves) não será o suficiente para reequipar todos os esquadrões de combate a jato da Força Aérea Brasileira.

A Aeronáutica foi questionada pelo portal Defesa Aérea e Naval, e confirmou que está analisando a compra do Viper, mas que uma negociação formal ainda não foi feita, e que esta sondagem não tem relação com a situação atual do Gripen ou suas capacidades. Confira a nota completa abaixo:

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que está levantando dados para a realização de um estudo sobre a possibilidade de aquisição de aeronaves de caça usadas F-16 Fighting Falcon. A análise, no entanto, não guarda relação com as capacidades da aeronave F-39 Gripen.

Destaca-se, ainda, que, até o momento, não estão sendo realizadas negociações com governos ou empresas, nem foram definidas quantidades ou versões. As únicas interações realizadas sobre o tema tiveram como objetivo o levantamento de dados.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Mulher é presa pela PF no Aeroporto de São Gabriel da...

0
A Polícia Federal informa mais uma prisão de passageiro realizada nesta semana, dessa vez em um aeroporto no meio da floresta amazônica.