Início Aviação Militar

Força Aérea dos EUA realiza teste do C-130J Super Hercules com capacidade de pulverização aérea

Imagem: Comando da Reserva da Força Aérea dos EUA

O 910th Airlift Wing (910th AW) está se preparando para atualizar parte de sua frota de C-130H Hercules para o modelo mais recente, o C-130J-30 Super Hercules. Essa atualização levou à necessidade de testes para determinar se e como o novo modelo pode executar a pulverização aérea de grandes áreas. Esta capacidade é usada para controlar insetos portadores de doenças, insetos-praga, vegetação indesejada e dispersar derramamentos de óleo em corpos d’água.

Os testes começaram no último dia 21 de março, com a instalação, pela primeira vez na história da pulverização aérea do Departamento de Defesa (DOD), do exclusivo sistema de pulverização aérea modular eletrônica (EMASS) do 910th AW em um modelo J do Keesler Air Force Base, no Mississippi. O teste foi concluído com sucesso em 25 de março, realizando uma aplicação bem-sucedida de pulverização de água na Youngstown Air Reserve Station, em Ohio.

O Tech. Sgt. Thomas Wiesen, da 910th Maintenance Squadron, que ajudou no teste, comentou: “Isso é uma grande vitória para Youngstown (Air Reserve Station). O futuro da nossa base é o modelo J e precisávamos provar que nossos sistemas de pulverização poderiam continuar a missão no novo airframe.

Para realizar os testes, o 910th Maintenance Group trabalhou em conjunto com membros do Warner Robins Air Logistics Complex C-130 System Program Office para adaptar o “modelo J” ao sistema EMASS. O voo inaugural do J-model modificado foi pilotado por uma equipe qualificada do Air National Guard – Air Force Reserve Command Test Center de Little Rock Air Force Base, no Arkansas.

O Sgt. Ethan Sanchez, da 757th Airlift Squadron, destacou a capacidade da equipe de se adaptar a um novo airframe: “Conhecemos os modelos H há mais de 20 anos aqui. Então, trazer o modelo J e verificar que nosso sistema de pulverização funciona nele destaca nossa capacidade de adaptar a um novo airframe e elevar nossa missão de pulverização aérea a um novo nível.

Para confirmar a capacidade do EMASS no “modelo J”, foram realizados testes de perda de pulverização e densidade da pulverização. O Tenente-Coronel Karl Haagsma, entomologista chefe da 757th AS, afirmou que o “modelo J” parece tão capaz quanto o H-model para pulverização aérea, mas existem desafios significativos a serem superados devido às redundâncias em posições de navegador e engenheiro de voo.

O processo de conversão da frota do Esquadrão 910th AW está previsto para começar ainda em 2024, com a substituição dos aviões ocorrendo ao longo de três anos. Durante esse período, os modelos H continuarão a operar junto com os novos modelos J até substituir completamente a frota.

Leia mais:

Sair da versão mobile