Início Aeroportos

Força Aérea fala sobre a atuação no combate a ilícitos nos aeroportos de Guarulhos e Galeão através da GLO

Imagem: Força Aérea Brasileira

Na segunda-feira, 6 de novembro de 2023, teve início a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos Aeroportos Internacionais Tom Jobim – Galeão (RJ) e de São Paulo – Guarulhos (SP), com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo da ação é fortalecer o combate ao tráfico de drogas, armas e outras atividades ilícitas por meio de medidas preventivas e repressivas.

A missão da FAB envolve o emprego de meios aéreos, incluindo a realização de atividades operacionais de Polícia da Aeronáutica, visando a desestruturação das Organizações Criminosas (ORCRIM) envolvidas em atividades ilícitas.

Com um contingente de 600 militares dos Grupos de Segurança e Defesa (GSDs), unidades de infantaria da Aeronáutica, a FAB atuará em conjunto com diversos órgãos de segurança, como a Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Polícia Militar e Polícia Civil. As operações incluem tanto a área de manobra de aeronaves quanto as áreas de movimentação de bagagens, com o auxílio de cães farejadores.

O Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, Comandante da Operação pela FAB, destacou a importância da parceria com os órgãos de segurança: “O intuito é uma parceria com esses órgãos para degradar a capacidade daqueles atores que praticam algum tipo de ilícito ou qualquer tipo de desvio, como, por exemplo, transporte de armas, drogas, munições e outros ilícitos, em prol da melhora do cenário social do Rio de Janeiro e de São Paulo“.

A presença da FAB foi bem recebida pelos gestores dos aeroportos. Para Dimas Salvia, Diretor de Operações do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, a atuação da Força Aérea trará um aumento significativo na sensação de segurança dos passageiros durante o período pré-alta temporada.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Além da ação nos aeroportos, a FAB também intensificará as ações de prevenção e repressão de delitos na faixa de fronteira, em colaboração com o Exército Brasileiro (EB), em coordenação com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com os Ministros da Defesa, José Mucio Monteiro, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinaram o Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que autoriza a atuação dos militares na operação. As ações preventivas e repressivas serão realizadas de maneira coordenada com os órgãos de segurança pública, e estão programadas para ocorrer até o dia 3 de maio de 2024.

O Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, empregará um efetivo de 3.700 militares para ampliar o combate a crimes na faixa de fronteira e nas operações GLO nos portos de Itaguaí (RJ), do Rio de Janeiro e de Santos (SP), além dos aeroportos internacionais Tom Jobim (RJ) e Guarulhos (SP), demonstrando o compromisso do governo em enfrentar as atividades ilícitas que ameaçam a segurança e o bem-estar da população brasileira.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Sair da versão mobile