Início Variedades

Fraport Brasil oferece cursos para formação de bombeiro de aeródromo

Imagem: Fraport Brasil

A Fraport Brasil, administradora dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre, informa nesta quinta-feira, 30 de junho, em publicação em sua página oficial, que disponibiliza à sociedade cursos especializados para formação de bombeiros de aeródromo, por meio da OE-SESCINC (Organização de Ensino Especializada na Capacitação de Recursos Humanos para o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis).

Dentre os treinamentos, destacam-se o CBA-2 (Curso de Habilitação de Bombeiro de Aeródromo), CBA-AT (Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromo), CBA-CE (Curso de Bombeiro de Aeródromo Chefe de Equipe de Serviço) e o CBA-MC (Curso de Especialização de Bombeiro de Aeródromo Motorista/Operador de CCI).

Além disso, é pioneira na especialização CBA-CE, quando considerados os aeroportos geridos pela iniciativa privada no país, e está apta a atender qualquer demanda por esse tipo de treinamento profissional.

Mais de 500 alunos já foram formados em 17 aeroportos do país. A organização de ensino da Fraport Brasil é certificada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no tipo 2 – formação teórica e prática -, é líder no segmento e oferece as melhores soluções em treinamentos para bombeiros de aeródromo em todo território brasileiro.

Segundo Carlos Schmid, diretor de emergência e segurança no Fortaleza Airport e Porto Alegre Airport, “a OE-SESCINC Fraport Brasil conta com uma equipe de instrutores multidisciplinar com a mais avançada metodologia de ensino. Todos são homologados pela Anac, com expertise em ministrar treinamentos”.

“O objetivo da organização é preparar o bombeiro de aeródromo para salvar e resgatar vidas humanas em qualquer emergência aeronáutica de qualquer aeroporto”, comenta Roberto Pereira, gerente de resposta à emergência da Fraport Brasil.

Além da preparação para salvar vidas, o curso desenvolve competências de liderança e atribuições de bombeiros de aeródromos em cenários de emergências aeronáuticas e não aeronáuticas.

Sobre os cursos

O CBA-2 tem por finalidade habilitar o Bombeiro de Aeródromo para atuar nos aeroportos do Brasil. Já o CBA-AT tem o objetivo de atualizar tecnicamente os profissionais bombeiros que possuem formação e experiência na área de Salvamento e Combate a Incêndio e atuam nas atividades operacionais específicas de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeródromos civis.

O CBA-CE e o CBA-MC especializam o bombeiro de aeródromo nas funções de Motorista/Operador de CCI (Carro Contraincêndio) e Chefe de Equipe de Serviço, respectivamente.

Os interessados em se profissionalizar como bombeiro de aeródromo podem acessar a página oficial neste link. É preciso, no mínimo, ser maior de idade, ter completado o ensino médio e ter formação como bombeiro civil ou militar.

As informações são da Fraport Brasil