Em 18 de fevereiro é celebrado o Dia do Fiscal de Pátio de aeroportos; conheça mais da profissão

Fotos: CCR Aeroportos

No dia 18 de fevereiro é celebrado o Dia do Fiscal de Pátio, uma data que destaca o papel desse profissional, essencial para a operação aeroportuária. Ele atua para que tudo saia conforme planejado em uma operação aeroportuária, prestando orientação e zelo, tanto pela segurança do passageiro quanto do transporte aéreo.

Os profissionais são capacitados em treinamentos específicos para essa tarefa. Dentre as suas atribuições, o Fiscal de Pátio autoriza o embarque e desembarque de bagagens e passageiros, coordena o abastecimento dos aviões e realiza o estacionamento da aeronave que está taxiando no pátio.

Há mais de 30 anos como fiscal de pátio do aeroporto da capital maranhense, São Luís, o profissional Joaquim Barbosa, 59, se orgulha ao destacar suas responsabilidades e não esconde a emoção quando fala de suas conquistas na profissão. “Ser fiscal de pátio é algo importantíssimo na rotina do aeroporto. Somos profissionais da linha de frente, que trabalham com dinâmica e eficiência. A nossa responsabilidade é muito grande para a aviação, porque evitamos ocorrências, recebemos as aeronaves nos lugares corretos e na hora certa, sempre atentos à operação completa em solo, priorizando a segurança”.

“Construí minha vida, minha família nessa profissão que tanto amo e que me emociona. Sinto uma alegria profunda por trabalhar com o que trabalho, por cuidar de pessoas e conectá-las às suas famílias. Me sinto realizado com os desafios que me são propostos, como quando tenho de realizar a preparação da pista para receber as aeronaves em pouso e decolagem. Não há nada mais satisfatório que poder dizer ‘pista livre e liberada para operação’”, conclui.

Como se tornar um fiscal de pátio

Para ser um fiscal de pátio no Aeroporto Internacional de São Luís é necessário que o interessado faça um curso voltado para a área. Na CCR Aeroportos, os profissionais contratados têm acesso a cursos de qualificação. Quando selecionados para uma vaga, os candidatos passam por prova teórica e prática para terem suas aptidões avaliadas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias