Início Empresas Aéreas

Futuro ATR 72 da brasileira Modern Logistics voa para a França

Conceito artístico de pintura: Aeropaint Design

Ao longo dos últimos meses, o AEROIN tem informado em primeira mão sobre a chegada de dois aviões turboélices ATR 72-500F para a empresa brasileira de carga Modern Logistics. Ambas as aeronaves pertenceram à empresa espanhola CanaryFly e serão preparadas para voar ao Brasil. Como parte dessa etapa preliminar, uma delas voou nesta semana para a França.

O registro do voo pôde ser capturado através da ferramenta de rastreamento de voos RadarBox, como mostra a imagem abaixo. Em 13 de abril, o avião de marca EC-JQL (msn 726) decolou de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, para Toulouse, na França. Enquanto isso, o outro ATR, citado abaixo, ainda está em território espanhol.

Segundo informou a revista alemã Skyliner, ali o ATR 72 passará por manutenção que precederá a entrega, possivelmente será repintada também.

O processo de incorporação dos novos equipamentos faz parte da estratégia de diversificação de frota da empresa, que está sediada em Campinas. As aeronaves turboélices ATR 72 cargueiros, um modelo menor que os atuais Boeings 737F, acessariam mercados que não poderiam ser explorados pelos jatos.

As duas aeronaves reservadas pela empresa são as seguintes. Ao final da descrição de cada uma está a matrícula reservada para cada uma delas no Brasil.

1) ATR 72-500 – EC-JQL (msn 726): é uma aeronave de 15 anos de idade, recebida inicialmente pela Binter Canarias e, anos depois, repassado à CanaryFly. Voou pela última vez em abril de 2021 e, desde então, está parado no aeroporto de Gran Canaria. No Brasil, é esperado que seja o PP-YAA

2) ATR 72-500 – EC-KGI (msn 752): com 14 anos de idade, trata-se de uma aeronave que também sempre voou para empresas das Ilhas Canárias, nas cores da Naysa Aerotaxis, Binter Canarias e CanaryFly. Seu último voo aconteceu em janeiro de 2021 e, desde então, está armazenado no aeroporto de Gran Canaria. No Brasil é esperado que esse seja o PP-YAB.

Ainda não foi divulgada uma data para a chegada das aeronaves. Além dos turboélices, a companhia também anunciou anteriormente que buscaria renovar sua frota de Boeing 737-400F com jatos mais novos, em particular o Boeing 737-800F, mas, sobre esse plano, ainda não houve informações públicas novas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile