Início Empresas Aéreas

General Electric firma acordo para vender 40 motores GEnx-1B e 20 GE9X à Air India

A Air India, parte da Tata Sons, assinou um pedido firme para 40 motores GEnx-1B e 20 GE9X, além de um contrato de serviços de motores TrueChoice de vários anos. O acordo foi assinado em coordenação com o pedido firme da companhia aérea para 20 aeronaves Boeing 787 e 10 aeronaves Boeing 777X.

“Todos nós do Tata Group e da Air India estamos muito satisfeitos por ter esta parceria com a GE Aerospace, onde construiremos a Air India para ser uma companhia aérea de classe mundial e uma das companhias aéreas com tecnologia mais avançada”, disse o Sr. N. Chandrasekaran, Presidente da Tata Sons.

“Estamos orgulhosos de continuar nossa parceria de longa data com o Tata Group e a Air India”, disse H. Lawrence Culp, Jr., presidente e diretor executivo da GE e diretor executivo da GE Aerospace. “Estamos ansiosos para trabalhar juntos para introduzir esses motores na frota da Air India e estamos comprometidos em garantir que eles ofereçam um desempenho excepcional.”

A GE Aerospace fornece à Air India desde 1982, quando a companhia aérea recebeu seu primeiro Airbus A300 com motor CF6. A companhia aérea opera atualmente uma frota de mais de 150 aeronaves, incluindo Boeing 777 com motor GE90 e Boeing 787 com motor GEnx.

A Air India também anunciou um pedido para mais de 800 motores CFM LEAP, o maior pedido LEAP de todos os tempos, para alimentar toda a compra de aeronaves narrowbody de 210 aeronaves Airbus A320/A321neo e 190 aeronaves da família Boeing 737 MAX. O anúncio inclui um contrato plurianual de serviços CFM. A CFM é um negócio conjunto 50/50 entre a GE e a Safran Aircraft Engines.

O anúncio de hoje inclui os motores comerciais tecnicamente mais avançados da GE e CFM:

O GE9X, o turbofan mais potente do mundo e o mais econômico da GE, alimenta a família de aeronaves Boeing 777X. O motor oferece as emissões de NOx mais baixas de sua classe, 55% abaixo dos requisitos regulamentares atuais. É também o motor GE mais silencioso já produzido em libras de empuxo por decibéis.

O GEnx, que alimenta o Boeing 787-8 Dreamliner, possui um inovador combustor de pré-redemoinho anular (TAPS) de queima enxuta que reduz drasticamente o NOx e outros gases regulamentados abaixo dos limites atuais, oferecendo queima de combustível 15% melhor do que o motor CF6 .

– O LEAP-1A e o LEAP-1B acumularam mais de 27 milhões de horas de voo. Os operadores do LEAP estão relatando uma melhoria de até 20% na eficiência de combustível e emissões de CO2 em comparação com os motores CFM56 de produção mais recentes, resultando em uma média de mais de 17 milhões de toneladas de redução de emissões de CO2.

A GE Aerospace também fornece vários sistemas para o Boeing 777X. Isso inclui o Enhanced Airborne Flight Recorder (EAFR), o Electrical Load Management System (ELMS) e o Backup Generator, Backup Converter (BUG/BUC) e o Common Core System (CCS). O CCS é muitas vezes referido como o “sistema nervoso central e cérebro” do avião e hospeda as funções de utilidades e aviônicos da aeronave, eliminando várias caixas e reduzindo centenas de quilos de fio. A GE Aerospace também fornece o CCS e o EAFR para o Boeing 787.

A GE Aerospace opera na Índia há mais de quatro décadas com amplo envolvimento na indústria, incluindo motores, aviônicos, serviços, engenharia, manufatura e fornecimento local.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile