Gestante ilhada após chuvas voltarem ao RS recebe ajuda vinda em helicóptero Black Hawk da FAB

Imagem: Força Aérea Brasileira

As chuvas que voltaram a cair com intensidade no Rio de Grande do Sul (RS), nesta semana, continuam exigindo uma atuação pautada na pronta-resposta por parte dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na última quarta-feira (19), acionada pela Força Aérea Componente do Comando Conjunto da Operação Taquari 2, uma aeronave H-60L Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, decolou da Base Aérea de Canoas (BACO) para realizar mais uma Evacuação Aeromédica (EVAM). 

Dessa vez, as equipes foram acionadas para prestar assistência a uma gestante ilhada em localidade com bloqueio terrestre devido às enchentes, em Agudo, na região central do Estado. A paciente apresentava sangramento e sinais de desidratação e precisou ser deslocada a uma unidade hospitalar da cidade.

Conforme o Capitão Médico Vinicius Guimarães Tinoco Ayres, a vítima exigiu uma ação ágil da equipe. “Tivemos que embarcá-la na aeronave rapidamente, estabilizá-la a bordo e pegar acesso venoso para levá-la ao local de referência mais próximo”, explica.

A Evacuação Aeromédica foi necessária uma vez que a paciente estava em área isolada, na qual houve queda da ponte de acesso à região. “O deslocamento do ponto onde ela estava até o hospital foi breve, em torno de dez minutos de voo. A remoção foi realmente necessária, pois havia uma tendência de piora no quadro de saúde ao longo das horas seguintes”, esclarece.

A gestante foi entregue estável aos cuidados médicos em terra. Depois do desembarque da aeronave, ela foi encaminhada à unidade hospitalar a partir de ambulância, conforme informou a Força Aérea Brasileira.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias