Início Variedades

Gigante avião Antonov An-124 transporta satélite de 55 toneladas até seu local de lançamento

Foto: Antonov Airlines

A empresa estatal ucraniana Antonov Airlines foi escolhida para transportar um satélite de grande valor desenvolvido pela Maxar, da Califórnia para a Flórida. O satélite Intelsat-40e, com peso total de 55.000 kg, foi carregado em uma aeronave AN-124-100M por uma equipe com habilidade em cargas volumosas.

A carga do satélite, consistindo de 8 partes, e um instrumento da NASA conhecido como TEMPO, foram alojadas em um container de 12,80 metros de comprimento, 4,88 metros de largura e 4,19 m de altura. Devido ao seu massivo tamanho, o AN-124-100M foi escolhido como a aeronave apropriada para o transporte.

Um sistema especial de rampa desenvolvido pela Antonov, combinada com guinchos e guindastes, tanto internos, quanto externos, foram usados para o processo de carregamento.

Foto: Antonov Airlines

Segundo Virginia Lloyd, diretora da Logística Global e Gerenciamento de Armazém da Maxar, o satélite Intelsat fornecerá a cobertura focada na América do Norte, para aviação comercial, marítima, mobilidade terrestre e outros clientes de empresas de rede. O instrumento da NASA chamado Tropospheric Emissions: Monitoring of Pollution (TEMPO) será usado para monitorar a poluição do ar na América do Norte.

Esse satélite tem extrema importância para nossos clientes, e levá-lo a tempo ao local de lançamento não podia ser feito por transporte terrestre”, disse Iryna Kyianytsia, Executiva Comercial da Antonov Airlines. “A Antonov foi a empresa escolhida para entregar este satélite valioso no prazo”, acrescentou.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.