Gol desafia a Azul e também anuncia voos de Macaé para o Rio de Janeiro

Uma semana após a Azul Linhas Aéreas iniciar seus voos entre o Rio de Janeiro e Macaé, a Gol Linhas Aéreas também anuncia uma ligação entre as mesmas cidades. Mas a laranja tem um trunfo na mão.

Macaé

Desde dezembro, a Azul tem executado, de maneira triangular, um voo diário partindo do Rio para Macaé, com escala em Campos dos Goytacazes. Esse voo ficará assim até 2 de fevereiro, quando a empresa ampliará essa oferta e oferecerá, além desse voo de três pontos, uma ligação direta entre o Rio e Macaé.

Na tarde de hoje, a Gol resolveu acirrar essa disputa ao anunciar que, no dia seguinte, 3 de fevereiro, iniciará a sua operação diária na mesma rota. Assim como a sua rival, a empresa laranja também voará com aeronaves turboélice ATR-72 da VoePass, operados através de um acordo de CPA (Capacity Purchase Agreement, em inglês) – que funciona como uma espécie de aluguel da aeronave, já que os assentos serão vendidos exclusivamente pela Gol.

Apesar da Gol ter uma aparente desvantagem na quantidade de voos, ela conta com uma rede de conexões melhor do que a da Azul a partir do Rio de Janeiro. Esse, certamente é um trunfo da Gol, mas, além dele, sua parceira VoePass também já opera seis vezes por semana entre Macaé e Congonhas, em São Paulo, com aviões da MAP (os voos iniciaram recentemente, quando a VoePass ganhou os slots em Congonhas).

Enquanto a Azul necessita levar seus passageiros até Belo Horizonte ou Campinas para então conectá-los à sua ampla rede de destinos, com a Gol basta uma única parada, no Rio ou em São Paulo.

Aeroporto de Macaé – Divulgação Infraero

Macaé renascendo

Após um período de decadência, o município de Macaé vislumbra um futuro mais promissor. Para isso, o governo local tem investido em várias iniciativas, que incluem a reforma do pequeno aeroporto local.

Com a volta dos projetos ligados à indústria de óleo e gás após um período de crise no setor em razão de motivos políticos e econômicos, incentivos a empresas e projetos de fomento do turismo, a prefeitura local acredita que revitalizará a bela cidade litorânea e a levará de volta aos seus tempos áureos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias