GOL quer sair da “Recuperação Judicial” nos EUA já no próximo ano

Imagem: Alisson Vilela – Divulgação GOL / Smiles

A GOL Linhas Aéreas já tem uma data alvo para sair da “recuperação judicial” nos EUA, e poder se recuperar de vez e voltar a crescer. A empresa aérea brasileira está neste momento no chamado Chapter 11, uma espécie de recuperação Judicial num tribunal americano, onde as dívidas anteriores ao início do processo são congeladas para um período de renegociação com fornecedores e credores.

O mesmo tipo de reestruturação foi feito pela LATAM e se mostrou bem-sucedido, ao contrário da Recuperação Judicial no Brasil que, com exceção da VoePass, sempre foi desastrosa e levou as empresas para o “buraco” e falência.

Em entrevista ao portal Panrotas, o CEO da GOL, Celso Ferrer, disse que “o plano de recuperação deve estar pronto no quarto trimestre deste ano e a previsão é sairmos do Chapter 11 no começo de 2025”.

O executivo destaca que não pode, neste momento, fazer negociações diretas com outras empresas, mas que, sim, a Azul (que negocia com a controladora Abra, também dona da colombiana avianca) é uma boa opção: “com a LATAM temos 90% de sobreposição de malha. Com a Azul não, o que garante equilíbrio de benefícios no acordo”.

Esta aproximação da Azul é também confirmada pelo CEO da Azul, John Rodgerson, que em entrevista ao AEROIN durante a Assembleia Geral Anual da IATA em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, disse que: “Sim, estamos conversando com a Abra sobre a possibilidade de uma fusão das empresas do Brasil, isso tem que seguir o ritmo que o mercado tem, tem que entender quem será o dono da GOL”.

O plano de recuperação da GOL ainda precisa ser apresentado e aprovado pela Corte de NY e os credores, para que então a empresa possa começar a executá-lo. Celso confirmou que não será necessário nenhum empréstimo a mais e nem aumento de dívida. Depois desta aprovação é que será aberta a entrada de novos investidores, incluindo, obviamente, a Azul.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias